Placa se transforma em tela LCD e transmite propaganda com o carro parado.
Durante o Salão do Automóvel de Detroit, que ocorre durante essa semana na cidade norte-americana, foi apresentada uma tecnologia que explora ainda mais a conectividade dos carros conectados e leva a publicidade digital até as placas dos veículos. Enquanto o veículo está em movimento, as placas (que na verdade são telas digitais) trazem as informações tradicionais de velocidade permitida e de localização, entre outros, mas quando o carro para, se convertem em publicidade.
Mundo terá 22 milhões de carros autônomos em 2025, prevê pesquisa
A nova tecnologia é chamada de rPlate e foi criada pela Reviver em parceria com desenvolvedoras de veículos. Segundo a empresa, a placa inteligente é uma plataforma de Internet das Coisas (IoT) que abriga sensores de GPS, acelerômetro e RF, além de espaço para armazenamento.
Inicialmente voltada para frotas de carros, como empresas de aluguel, as placas conectadas poderiam se tornar mini-outdoors com publicidade direcionada. O CEO da Reviver, Neville Boston, exemplifica que uma marca pode transmitir sua propaganda para os carros parados a uma certa distância de sua loja. “Em um estacionamento do Home Depot (loja de departamentos norte-americana) você pode enviar anúncios sobre o que está no estabelecimento”, explica.
Já há protótipos operacionais na Califórnia, onde já existe a aprovação estadual, de acordo com Boston. Com a aprovação da Flórida e a preliminar do Arizona, o executivo espera lançar a rPlate nesses estados e no Texas até o final deste ano.