Uma Medida provisória publicada na terça-feira (28) instituiu o Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), plataforma digital para unificar registros dos mais de 10 mil cartórios do país, incluindo informações sobre imóveis, títulos e documentos civis de pessoas naturais e jurídicas, aumentando a praticidade e a agilidade de serviços para os cidadãos, e a segurança e a preservação dos dados.
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A digitalização de documentos traz diversos benefícios. Além dos ambientais — graças à economia de papel. O processo ainda fica mais rápido e eficiente e a segurança das informações aumenta, considerando o acesso limitado à informação e baixo risco de perda de dados.
“Essas condições são minimizadas a partir da realocação dos arquivos para o ambiente eletrônico. Claro que um ambiente seguro de arquivamento, bem como um onboarding digital bem estruturado são essenciais para que a digitalização tenha sucesso”, explica a especialista em administração e tecnologia Mellissa Penteado, CEO da proScore, bureau digital de crédito e authority de Score.
Hoje, as igrejas ainda são detentoras de muitos documentos, inclusive no que tange batismo, casamento e outros ritos religiosos. Nos últimos anos, no entanto, com o aumento de cidadanias italianas, espanholas e portuguesas, muito trabalho tem sido feito para buscar esses dados e documentos com validação legal nos próprios templos.
“Com essa MP que define que os cartórios de registro terão que digitalizar o próprio acervo e oferecer serviços pela internet, a expectativa é que os documentos passem a ser unificados e mais acessíveis. Hoje, a tecnologia permite que as pessoas tenham acesso facilmente a tantas informações”, complementa Melissa.
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