Dado é de pesquisa do Norton, onde aponta que 54% dos entrevistados foram vítimas de fraudes no cartão de crédito.
O prejuízo financeiro causado por ataques de hackers alcançou R$ 44 bilhões nos últimos 12 meses no Brasil, segundo dados do estudo Cybersecurity Insights Report, do fornecedor de soluções antivírus Norton. A pesquisa ainda aponta que 9 entre 10 consumidores brasileiros dizem que uma falha de segurança ocorreu com eles ou com alguém que conhecem.
Outros dados reportados pelo relatório demonstram a falta de segurança que os brasileiros possuem. Mais da metade (54%) dos entrevistados foram vítimas de fraudes de cartão de crédito, enquanto a mesma quantidade caiu em pishing. Outros 57% tiveram seu perfil de rede social acessado sem permissão e 75% tiveram o dispositivo móvel roubado.
O especialista de segurança digital do Norton, Nelson Barbosa, diz que os brasileiros sentem-se confiantes em relação a seu comportamento digital, atribuindo nota 10 para suas práticas de segurança. Mas a verdade é que, de acordo com os dados da pesquisa, eles não adotam medidas proativas de proteção em seus dispositivos, como um software de segurança.
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A pesquisa apurou que um entre três entrevistados não usam senha em seus smartphones, laptops ou desktops. Dos 13% que afirmaram compartilhar suas senhas, 68% diz compartilhar a senha de e-mail, 54% de mídias sociais, 48% de TV e 45% a senha da conta bancária. “Hábitos como esses devem ser corrigidos se levado em consideração o impacto emocional que os cibercrimes geram nas vítimas”, diz Barbosa.