Segundo empresa de segurança, russo vazou, em rede social, 272 milhões de nomes de usuários e senhas dos principais servidores de e-mail, incluindo Gmail e Yahoo Mail.
Dezenas de milhões de credenciais roubadas do Gmail, Microsoft e Yahoo estão sendo compartilhadas por um hacker russo conhecido como “The Collector” como parte de um suposto arquivo maior de 1,17 bilhões de registros.
Isso de acordo com a companhia de segurança Hold Security, que diz que já checou mais de 272 milhões de credenciais até então. A maioria das contas foi roubada de usuários do Mail.ru, serviço de e-mail mais popular da Rússia.
A Hold descobriu a brecha quando pesquisadores encontraram o hacker se gabando do feito em um fórum online. Apesar do hacker inicialmente pedir a Hold por 50 rubles por um arquivo de 10GB – menos de 1 dólar – ele eventualmente mudou de ideia para trocá-lo por likes e votos em sua página na “VKontakte”, rede social alternativa ao Facebook, popular na Rússia.
Cerca de 40 milhões de credenciais vieram do Yahoo Mail, 33 milhões do Hotmail, cerca de 24 milhões do Gmail e aproximadamente 57 milhões do Mail.ru, segundo a Reuters.
Milhares de contas vieram de funcionários de grandes companhias americanas nos setores bancários, varejo e manufatura, e centenas de milhares foram de contas de provedores da Alemanha e China.
Por e-mail, o Google declinou comentar sobre o incidente, mas disse que usuários deveriam estabelecer um número de telefone de recuperação para as suas contas do Google.
Hackers querem arrecadar US$ 500 mil descobrindo bugs em sistemas
Já Yahoo, Microsoft e Mail.ru did não responderam imediatamente a pedidos de comentários.