
Em um cenário empresarial cada vez mais complexo e interconectado, a proteção dos ativos e operações de uma empresa se torna crucial para sua sustentabilidade e crescimento. No Brasil, quatro (40%) em cada dez provedores de internet contaram com um departamento ou uma equipe de funcionários exclusivamente para proteger dados pessoais dos clientes.
CONTEÚDO RELACIONADO: Open RAN também é oportunidade para provedores de internet
De acordo com a quinta edição da pesquisa TIC Provedores, o setor de tecnologia é o que mais se adapta, se comparado a outros segmentos, já que somente 23% das empresas como um todo dispõem de iniciativas semelhantes.
A pesquisa mostra ainda que 23% dos provedores disseram ter sofrido ataques de negação de serviços (DDoS) em 2022, mesmo patamar registrado no levantamento anterior, de 2020. Ao todo, 34% das organizações com mais de 6 mil clientes foram alvo desse tipo de ataque, contra 24% das que fornecem o serviço para menor número de clientes.
Para Vinicius Olivério, especialista em tecnologia da Urmobo, esse é um alerta preocupante para o desenvolvimento das empresas. Como os ataques cibernéticos só crescem, é preciso que os provedores estejam cada vez mais preparados para lidar com estes desafios. O executivo ainda aponta outros três exemplos de quais maneiras que uma estratégia de gerenciamento de dispositivos auxilia na proteção dessas organizações:
Segurança de Dados: Uma estratégia eficaz de gerenciamento de dispositivos ajuda a garantir a segurança dos dados da empresa. Isso é alcançado através de políticas robustas de segurança que incluem criptografia de dados, autenticação forte, atualizações regulares de software e controle de acesso aos dispositivos. Gerenciar todos os dispositivos de forma centralizada permite implementar e monitorar essas medidas de segurança de maneira consistente e eficiente.
Controle e Conformidade: Gerenciar dispositivos de maneira centralizada ajuda a garantir que todos os aparelhos estejam em conformidade com as políticas de segurança da empresa e com regulamentações externas aplicáveis. Isso inclui garantir que eles estejam configurados corretamente, que tenham as últimas atualizações de segurança instaladas e que funcionem em conformidade com políticas de uso aceitável.
Resposta a Incidentes e Gestão de Riscos: Uma estratégia de gerenciamento de dispositivos permite uma resposta mais rápida e eficaz a incidentes de segurança. Monitorar continuamente os aparelhos pode ajudar a detectar atividades suspeitas ou violações de segurança mais cedo, permitindo uma resposta imediata para mitigar danos. Além disso, ao gerenciar riscos de segurança proativamente, a estratégia de gerenciamento ajuda a reduzir a probabilidade de incidentes graves que possam afetar a operação da empresa.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X (Twitter).