Cientista de dados tem sido área mais demandada em TI

Remuneração média do profissional da área é entre $ 20.000,00 e R$ 35.000,00.

profissional-de-TICada vez mais, a área de Big Data torna-se estratégica para qualquer empresa. E, de acordo Leandro Bittioli, Gerente da divisão de TI da Talenses, a área passa ter uma importância muito grande para tomada de decisões.

“Uma evidencia do aquecimento da posição é a grande procura nas empresas pelo profissional chamado de Data Scientist (Cientistas de Dados), que é o profissional subordinado do Executivo de Big Data & Analytics | CDO, responsável por analisar todos os tipos de dados (estruturados e não-estruturados)”, afirma Bittioli.

Segundo Bittioli, é esse profissional quem faz a mineração de grandes volumes de dados. No entanto, é um grande desafio para empresas encontrar profissionais capacitados para a posição. A remuneração média desse profissional, de acordo com Bittioli, é entre $ 20.000,00 e R$ 35.000,00.

Automatização da análise de dados criará novo perfil de cientista, afirma Gartner

Funções

Uma das principais funções é tornar a empresa mais inteligente por meio do tratamento dos dados históricos que a empresa possui, ou os dados dos seus clientes. E essas informações podem ser decisivas em tomadas de decisões futuras. “São informações valiosas, que uma vez interpretadas com inteligência podem levar a performance da empresa para outro patamar, pois dará o foco correto para onde a estratégia da empresa deve se direcionar”, explica.

A formação do profissional pode ser em qualquer graduação em TI com especialização na área de dados on the job. “Antes não existiam cursos voltados para Data & Analytics, mas hoje existem”, afirma.

Para a contratação, Bittioli ser importante que esse profissional tenha experiência em banco de dados, Business Intelligence e, além disso, acompanhe a evolução desses conhecimentos, como os novos bancos de dados não relacionais (NoSQL), big data & analytics e tudo que abrange o universo da análise de dados digitais.

Além disso, ele estará numa cadeira de C-level, em que as responsabilidades estratégicas das empresas estão atreladas ao seu escopo, não somente voltado para TI, mas sim para a empresa como um todo. Então, Bittioli afirma ser importante ter uma habilidade em relacionamento, para saber vender usas ideias em áreas distintas.

Compartilhe:

Post Comment