Analistas apostam em corte de preços para empresa superar crise.
Ao lançar uma nova geração do sistema Cataltyst a Cisco, que vem perdendo participação no mercado de switching para concorrentes como a Hewlett-Packard e Juniper Networks, dá sinais de que vai centrar esforços no portifólio já consagrado pelo mercado.
O Catalyst 6500 tem cerca de 700.000 instalações em todo o mundo e custa cerca de $ 84.000 em uma configuração típica.
“Nós podemos fazer esse novo coração e cérebro trabalhar com as pernas de idade e membros”, John McCool, a Cisco vice-presidente sênior encarregado de equipamentos de comutação, disse ao The Wall Street Journal. “Esta não é uma mensagem de nossos concorrentes estão indo para ser feliz de ouvir.”
Mas alguns analistas acreditam que o novo posicionamento não será suficiente para ajudar a Cisco.
“O 6500 era um burro de carga fantástico”, diz Andre Bondade, analista da Forrester Research. “Mas será que vai ser uma plataforma para mais cinco anos ou sete anos?”
Os maiores negócios da Cisco estão no segmento de comutação, onde as receitas do último trimestre apresentaram queda de 9% em relação ao ano anterior, fechando o período em US$ 3,3 bilhões.
Analistas dizem que partes de mercado de comutação da Cisco deslizou 5%, para 68,2% entre o primeiro trimestre de 2010 e igual período de 2011, com a HP Networks e e a Juniper ganhando 2,5% e 0,5%, respectivamente. Avaya, Alcatel-Lucent e Brocade Communications Systems também detêm quotas de mercado.
“Nós acreditamos que a Cisco provavelmente precisará tomar o remédio amargo da menor margem bruta de longo prazo”, escreveu, em junho, o analista da Sterne Agee, Shaw Wu.
A empresa está em meio a uma grande reestruturação para superar o baixo desempenho. O movimento visa cortar US$ 1 bilhão em despesas gerais e pode resultar na redução de 10 mil postos de trabalho, estimam analistas.