As três maiores operadoras móveis do Brasil adquiriram lotes de frequências de 3,5 GHz para fornecer conectividade 5G. Cada empresa adquiriu um bloco de 80 MHz de abrangência nacional na faixa do 3,5 GHz. Apenas as três operadoras apresentaram garantia de preço para competir nesta categoria.
O lote B1, o primeiro a ser leiloado, foi arrematado pela Claro, com proposta de R$ 338 milhões. A Vivo/Telefônica Brasil apresentou oferta de R$ 321 milhões e a TIM de R$ 331 milhões. Nem uma das duas quiseram um novo lance pelo lote, então vencedora do lote B1 foi a Claro.
Na sequência, o lote B2 foi arrematado pela Telefônica, com uma proposta de R$ 420 milhões. A TIM apresentou uma oferta de R$ 390 milhões e renunciou a fazer uma nova proposta. A Claro não participou, já que havia arrematado o lote B1. Como cada operadora só pode adquirir um lote, o lote B3 ficou com a TIM, pelo valor de R$ 351 milhões.
Como só há três operadoras móveis de grande porte no Brasil, o lote B4 não pôde ser aberto. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acabou dividindo este lote em quatro partes, mantendo a abrangência nacional. Cada uma das operadoras levou uma das partes por cerca de R$ 80,3 milhões e a quarta parte foi considerada deserta.
Com o arremate dos lotes, as operadoras assumem os seguintes compromissos:
- Instalação de rede de transporte (backhaul de fibra ótica) em municípios indicados no Anexo XV.
- Instalar Estações Rádio Base (ERBs) que permitam a oferta do Serviço Móvel Pessoal (SMP, a telefonia móvel) por meio de padrão tecnológico igual ou superior ao 5G NR release 16 do 3GPP, na proporção mínima de uma estação para cada dez mil habitantes.
- Ressarcir as soluções para os problemas de interferência prejudicial na recepção do sinal de televisão aberta e gratuita, transmitidos na Banda C, à população efetivamente afetada, nos termos da Portaria nº 1.924/SEI-MCOM/2021, do Ministério das Comunicações
- Implantação do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS) e do projeto Rede Privativa de Comunicação da Administração Pública Federal.
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