Público está cada vez mais conectado à internet, e 66,7% utilizam cartão de crédito próprio ou de alguém próximo.
Com os comércios e shoppings lotados na época do Natal, realizar compras online é uma alternativa cômoda e ágil para quem não tem tempo a perder. É o momento em que mais consumidores aderem a essa modalidade. A praticidade, segurança e agilidade das lojas virtuais ganham a confiança e conquistam os consumidores que preferem otimizar o tempo e ter a facilidade de receber as compras em casa.
Por isso, a melhor data do ano para o varejo deve ser, também, a melhor época para o comércio eletrônico. De acordo com pesquisas recentes, o Natal de 2010 será o melhor dos últimos dez anos, principalmente por causa do aquecimento econômico e a ascensão das classes C e D.
Dados de uma pesquisa realizada pela plataforma digital MoIP – empresa de pagamentos online – para detalhar os hábitos de consumo do brasileiro na internet indicam uma forte presença de consumidores das classes C e D nas compras online. Segundo o levantamento, realizado entre setembro de 2009 e julho de 2010, 52% dos e-consumidores são da classe C e 29% da classe D.
O grupo desses novos consumidores é formado por pessoas de variadas faixas etárias, com destaque para os adultos que nasceram antes da internet e que optaram por adquirir o hábito de comprar via web, além dos jovens da geração digital.
Com o mercado em plena expansão, a Direct Express, empresa de logística, termina o ano com um crescimento de 50% em relação ao ano passado, totalizando quase 10 milhões de entregas e faturamento previsto em R$ 130 milhões. Para conseguir prestar o melhor serviço e garantir todas as entregas de Natal, a empresa investiu na abertura de novos centros operacionais em 2010, como os de Campinas (SP), Jacarepaguá (RJ) e na ampliação de outros como os da Zona Norte (SP), Brasília e Salvador.
No período do Natal, a empresa prevê um crescimento de 40% em relação a 2009, o que mostra claramente a nova opção de compras do brasileiro. Para garantir as entregas, a empresa já dispõe de tecnologia própria com sistemas de rastreamento, monitoramento e abastecimento de informações em tempo real, que permitem que o cliente saiba onde se encontra a entrega e também auxilia os couriers com possíveis problemas de não localização ou ausência do cliente. Essa plataforma tecnológica via WAP possibilita uma queda substancial no insucesso das entregas para menos de 0,5%.
Dados do e-bit, empresa de monitoramento do mercado eletrônico, prevêem um aumento de 35% nas compras on-line somente no segundo semestre de 2010 e faturamento de R$ 7,6 bilhões. No primeiro semestre deste ano o aumento nas compras no e-commerce foi de 40% em relação ao mesmo período de 2009.