Análise Setorial

Clientes conectados oferecem vantagens aos bancos

Painel ‘A tecnologia além da web’, apresentado durante o CIAB 2011, abordou a importância da tecnologia bancária em diferentes meios, como nos smartdevices.

Durante o CIAB 2011, evento organizado pela Febraban, no painel “A tecnologia além da web”  os participantes Luca Cavalcanti, diretor do Bradesco Dia & Noite, e Marcelo Condé, presidente da Spring Wireless, sob mediação do editor-chefe da revista Info Exame, Gustavo Poloni, debateram sobre a importância que os smartdevices (smartphones e tablets) estão adquirindo na vida dos correntistas, que cada vez mais optam pelo acesso móvel a suas contas.

Cavalcanti apresentou o perfil dos clientes do Bradesco que utilizam serviços online, seja em smartdevices ou na web. O executivo afirma que a forma como o consumidor chega aos serviços mudou; em vez de aceitar diretamente o que o banco oferece e fala, agora, movido pelas redes sociais, o consumidor conta com a avaliação do seu círculo social para escolher. Saber se alguém falou bem de um produto ou serviço nas redes sociais é crucial na decisão desse novo cliente conectado.

Segundo um estudo do instituto Nielsen, apresentado durante o painel, 90% pessoas optam por utilizar um serviço móvel depois de recomendações de pessoas da sua esfera de amigos online e 71% adquirem o serviço após ver o que os clientes que já o utilizam falaram nas redes sociais.

“Qualquer coisa que agregue valor a vida das pessoas, é compartilhada” completa Cavalcanti.

Bancos e mobilidade

O diretor do Bradesco Dia & Noite conta que a instituição busca trazer cada vez mais clientes para o ambiente virtual, fazer com que eles percebam os benefícios do serviço e experimentem a versão móvel. A tendência é que os aplicativos bancários móveis tragam muito mais funcionalidade que as aplicações que rodam na web.

Marcelo Condé apresentou dados para afirmar que a tendência de adoção de smartphones é irreversível. Segundo ele, espera-se que, em 2015, 80% dos aparelhos vendidos sejam smartphones, o que torna o potencial de mobile banking muito atraente.

Ainda de acordo com o presidente da Spring Wireless, o acesso por mobile banking é de três a quatro vezes mais frequente que o internet banking, o que oferece vantagens aos bancos, pois o custo de manutenção de um correntista comum é de quatro a cinco vezes maior que a manutenção de um cliente mobile. Além de que no acesso móvel, há ainda mais segurança, pois é possível vincular o aparelho e a linha à conta do correntista, deixando o acesso personalizado e intransferível.

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