
Projeto de interoperabilidade está na fase piloto em 18 pontos de atendimento em São Paulo e estará concluído a partir de março.
A partir de março, os clientes do Santander e do Real poderão efetuar as transações mais comuns e freqüentes como consultas de saldos e extratos, além de saques e diversos tipos de pagamentos, nas redes de agências de ambos os bancos, não importando o seu banco de origem.
“Este é um benefício importante que já entregaremos aos nossos oito milhões de clientes desde que iniciamos o processo de integração das duas instituições”, afirma Fabio Barbosa, presidente do Grupo Santander Brasil, que reúne os dois bancos.
O Santander e o Real iniciaram a integração tecnológica das operações dos clientes em outubro. Atualmente, os testes envolvem 18 pontos de atendimento em São Paulo, totalizando cerca de 50 caixas eletrônicos (equipamentos de autoatendimento). Nos locais em que o piloto está implantado, os clientes das duas instituições já fazem consultas de saldo e extratos, saques, pagamento de convênios (contas de água, luz, telefone e gás) e pagamento de títulos em dia ou vencidos, como se estivessem em seus bancos de origem.
A partir de março, todos os 2.666 pontos de atendimento do Santander e os 3.861 do Real, envolvendo cerca de 18 mil caixas eletrônicos ao todo, estarão integrados para a realização das operações contempladas no projeto piloto.
“Além dos serviços mencionados, que estarão disponíveis nos caixas das agências e nos caixas eletrônicos, os clientes poderão contar ainda com a facilidade de pagar títulos por meio do call center e do internet banking. Com isso, todos os clientes do Santander e do Real, incluindo as 500 mil empresas, poderão contar com uma rede de atendimento muito maior no País, o que facilita as suas transações onde quer que estejam”, descreve José Paiva Ferreira, vice-presidente executivo sênior do Grupo Santander Brasil.
O projeto envolve, neste momento, cerca de 100 profissionais do banco e de empresas parceiras.