Melhores Práticas

Coca-Cola Femsa aposta em Strategic Sourcing

Com processo de sourcing e ferramenta online de leilão reverso empresa consegue ganhos significativos no processo de compras no Brasil.

As unidades da Coca-Cola Femsa Brasil decidiram utilizar um projeto de sourcing que incluiu a ferramenta online de compras do Mercado Eletrônico – empresa especializada em transações entre empresas e internet – para agilizar e otimizar as aquisições.

O objetivo da empresa era racionalizar e aproveitar o ambiente eletrônico para definir regras transparentes permitindo, sobretudo, agilidade e maior quantidade de informações estratégicas possíveis para a tomada de decisão.

O projeto de Strategic Sourcing e o Leilão Reverso, um dos módulos da solução tecnológica destinada para uma melhor gestão de compras, foram os serviços do Mercado Eletrônico contratados pela Coca-Cola Femsa. Isso auxiliou a fabricante de bebidas na etapa de análise, definição da estratégia e negociação da aquisição de produtos e serviços, proporcionando um ambiente eletrônico com regras bem definidas pelo cliente e divididas em etapas estratégicas, como, por exemplo: qualificação dos produtos e serviços a serem adquiridos, planejamento da demanda, estratégia logística, qualificação e desenvolvimento dos fornecedores, entre outros.

A solução é disponibilizada como serviço (SaaS), em ambiente de missão crítica e não impõe a aquisição de software, hardware ou qualquer infraestrutura tecnológica.

Com o projeto de Sourcing que incluiu o uso da ferramenta de Leilão Reverso, a empresa conseguiu uma redução de 95% de fornecedores com compras centralizadas, medição de SLA (Service Level Agreement), fornecimento de marcas fixas de qualidade, e redução de 16% no custo de aquisição na categoria Materiais Elétricos.

Para o chefe de compras da divisão da América do Sul da Coca-Cola Femsa, Jaime Guzmán Borrás, o projeto de sourcing e a nova ferramenta, oferecidas pelo Mercado Eletrônico, trazem muitos benefícios para a companhia. “O setor de compras ganhou mais eficiência, produtividade e também tivemos uma redução considerável nos custos”, afirma.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *