De acordo com gerente de telefonia da Telium, Muriel Arneiro, apesar da maior produtividade com as comunicações unificadas, é preciso se atentar aos perigos que podem ser gerados para uma rede de telefonia IP.
Até menos de vinte anos atrás, as corporações mantinham sua forma de correspondência através de comunicados internos e avisos em murais. Com o avanço da internet e das aplicações que otimizam o tempo de tomadas de decisão, essa visão mudou.
Segundo Muriel Arneiro, gerente de telefonia da Telium, atualmente o cenário da comunicação corporativa é composto por audioconferências, videoconferências, telepresença, instant messaging e o mais utilizado, o correio eletrônico.
Para ele, a evolução se dá pela colaboração e a convergência nos serviços de telecomunicações. No entanto, a cada crescimento no setor, mais se é necessário segurança eficiente, para garantir as informações das corporações. “O Unified Communications (comunicação unificada) deixou de ser lenda. Agora temos soluções baratas para resolver os problemas internamente”, explica.
Agora, com as comunicações mais rápidas, diz ele, as empresas têm maior produtividade. Além disso, com os custos mais baixos, a tecnologia, que antes era provinda por poucos, agora é manipulada por mais pessoas das companhias.
Os atuais perigos, principalmente para uma rede de telefonia baseada em IP, são o VoIP Phishing, SIP Brute Force, CallerID Spoofing e o Toll Fraud, além das identidades falsas e roubos de históricos de instant messagings.
Neste caso, segundo ele, para que uma empresa esteja 100% segura, são necessários (para os sistemas convergentes) o IPS (Intrusion Prevent Systems) e o IDS (Intrusion Detection Systems).
O primeiro se baseia na voz em tempo real, ou seja, quanto menos delay houver entre as chamadas, mais segurança a empresa terá; O segundo visa à prevenção, com monitoramento da rede em 24x7x365 e equipes especializadas.