A TIM inicia 2024 mantendo o crescimento ano a ano. De janeiro a março, a operadora registrou um lucro líquido* de R$ 519 milhões, refletindo um aumento de 19% em comparação com igual período do ano anterior. Além disso, a receita líquida de serviços* atingiu o patamar de R$ 5,9 bilhões, o que representa um aumento de 7,3% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
Os resultados positivos refletem a estratégia de expansão dos negócios com foco na qualidade dos serviços, busca por parcerias relevantes e maior rentabilização da base de clientes. Nesse sentido, o número de linhas pós-pagas cresceu 7,8% A/A e o ARPU total* chegou a R$ 30,3 – o maior do setor – com um aumento de 8,8% em relação ao 1T23, refletindo crescimento anual também no pré-pago.
O fluxo de caixa operacional* foi o melhor para um primeiro trimestre: R$ 843 milhões, uma evolução de 58,6% A/A. O indicador foi impulsionado pela boa performance do EBITDA*, que chegou a R$ 2,89 bilhões, representando um aumento de 10,7% na comparação anual. A margem EBITDA* também se manteve robusta, atingindo 47,4%, atestando mais uma vez a eficiência operacional da empresa. O Capex cresceu 5,1% A/A em razão da evolução da cobertura 5G e cumprirá a meta na projeção anual.
“Entregamos mais um período de resultados históricos, que se destacam na jornada da TIM e reforçam nosso protagonismo no setor de telecomunicação do Brasil. Nosso crescimento é sólido e podemos prever um 2024 de muitos avanços, especialmente na área de negócios corporativos – agora que temos a nova frente TIM IoT Solutions – e na diversificação do portfólio e contínua evolução da experiência dos clientes. A nossa liderança no 5G ganha ainda mais relevância ao alcançarmos o maior número de cidades cobertas no fim do trimestre. Realizamos o primeiro teste do 5G Advanced, consolidando nosso compromisso de estar sempre à frente dos movimentos do mercado. E toda essa evolução só é possível por estar alinhada às melhores práticas sociais, ambientais e de governança que fazem parte da nossa reconhecida agenda ESG“, destaca Alberto Griselli, CEO da TIM Brasil.
Em 5G, a operadora chega a mais de 8 mil antenas instaladas no trimestre, segundo dados da Anatel. Nos três primeiros meses de 2024, a operadora expandiu a rede para mais 57 novas cidades, totalizando 266 municípios espalhados por todo o país, incluindo pontos icônicos como Fernando de Noronha.
Essa evolução seguiu ainda privilegiando a qualidade e a experiência dos clientes, com as cidades de Belo Horizonte e Goiânia passando a ter a cobertura 5G em todos os bairros – se juntando ao grupo que já conta com São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
No 4G, a operadora segue detendo a maior cobertura móvel e presença do Brasil. Neste trimestre, todas as 5.570 cidades passaram a contar ainda com a tecnologia VoLTE, que oferece ligações com melhor qualidade, menor consumo de bateria e melhor cobertura indoor.
Depois de alcançar a maior velocidade com o 5G em 2022, a TIM se destaca também no 5G Advanced (5.5G). Neste primeiro trimestre, aferiu em seu laboratório – o TIM Lab – uma velocidade de transferência de dados de 11,6 Gbps em teste com a nova tecnologia. O desempenho é 10 vezes maior quando comparado com a atual velocidade do 5G. O recorde comprova a viabilidade de um melhor aproveitamento do espectro de quinta geração, proporcionando benefícios extraordinários para clientes e aplicações de IoT e suportando serviços avançados para consumidor final, como realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR) e realidade estendida (XR).
A base de clientes de TIM UltraFibra atingiu 806 mil usuários no primeiro trimestre, um crescimento de 10,1% em relação ao ano anterior com a aquisição de 74 mil novos clientes. Ao mesmo passo, a receita do serviço chegou a R$ 229 milhões, representando aumento de 9,1% ano a ano, enquanto o ARPU chegou a R$ 95,8 – evolução de 3,1% na comparação anual.
Dentre os destaques do período, está a expansão do serviço para importantes cidades do interior de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina, fruto de parcerias estabelecidas com I-Systems e V.tal para uso de rede neutra. Atualmente, a TIM UltraFibra é comercializada em 135 cidades brasileiras e mais de 90% da base está em planos FTTH.
Para alavancar a transformação digital dos clientes corporativos e ser a principal habilitadora de novos negócios com o uso da internet das coisas, a TIM lançou a nova frente TIM IoT Solutions, que consolida a expertise e soluções da operadora para setores como Agronegócio, Utilities, Logística e Indústria 4.0.
Os contratos da TIM nos setores foco somam R$ 293 milhões em receita nos últimos 12 meses, com destaques para parcerias com grandes companhias como São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, CCR RioSP, EcoRodovias, Brasil Terminal Portuário (BTP) e Engie. As iniciativas já somam mais de 224 mil propriedades rurais e 4,7 mil quilômetros de rodovias cobertos e 191 mil postes de iluminação inteligente.
Com mais de 17 milhões de hectares conectados com a tecnologia 4G, a TIM segue com seu foco no agronegócio, que representa um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Referência no setor com uma equipe que conta até com engenheiros agrônomos e parcerias com mais de 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, a operadora vem inovando na oferta de soluções. Recentemente, fechou um acordo para a CNH Industrial oferecer aos seus clientes o primeiro pacote do mercado que combina máquinas inteligentes e infraestrutura de 4G para conectividade.
A TIM somou 61,4 milhões de usuários móveis no primeiro trimestre de 2024, mantendo a evolução da base pós-paga, que chegou a 28,1 milhões de acessos, crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O ARPU evoluiu em todos os segmentos, com aumento anual de 5,4% no pré-pago – chegando a R$14,6 – e de 6,3% A/A no pós-pago (excluindo M2M), fechando o trimestre em R$51,0.
Os resultados positivos são fruto da melhoria contínua dos serviços e do atendimento e, principalmente, das ofertas disruptivas que a empresa traz para o mercado. No trimestre, foi lançado o primeiro produto da parceria com a Ambev: o cliente pré-pago tem cashback no app de entrega de bebidas Zé Delivery a cada recarga mensal de R$ 15. O objetivo é ir “além dos gigas”, unindo a marca a outras empresas líderes de mercado em diversos segmentos para proporcionar benefícios relevantes aos clientes.
Outro destaque foi a evolução da parceria com a Descomplica, trazendo descontos na graduação e pós-graduação e cursos livres grátis, além das opções já disponíveis para os usuários de todos os planos estudarem para o ENEM. Mais de 500 mil clientes TIM já estão aproveitando os benefícios da plataforma educacional.
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