
A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) tem mudado a forma de trabalhar em muitos setores que compõem a economia brasileira. O atendimento online e não mais presencial, necessário em função da quarentena e do distanciamento social, está cada vez mais presente, inclusive no processo de abertura de empresa.
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As Juntas Comerciais dos maiores estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Ceará, modificaram seu atendimento e deixaram de receber empreendedores, contadores e outros profissionais de forma presencial, tornando o processo 100% digital durante o período de quarentena.
“Essa medida foi muito importante para continuarmos dando andamento aos serviços dos nossos clientes de maneira mais rápida e menos burocrática, como a abertura de empresas. Dessa forma, os empreendedores conseguem passar por esse momento de crise com um pouco mais de facilidade e sem atrasar seus planos”, avaliou Rafael Caribé, CEO da startup Agilize, primeiro escritório de contabilidade online do País.
Em São Paulo, por exemplo, um decreto determinou a suspensão do atendimento presencial em todas as unidades da Junta Comercial no Estado. Por meio de canais digitais disponíveis no site, como telechamadas e áreas exclusivas para apresentação de documentos digitalizados, é possível fazer a abertura de empresa de forma eletrônica, além de pesquisas, consulta de nome empresarial, ficha cadastral completa e certidões.
Na Bahia, a Junta Comercial adotou como obrigatória, em Salvador e Região Metropolitana, a utilização do processo 100% digital (zero papel) para o registro e arquivamento de atos empresariais para as naturezas jurídicas, Sociedades Limitadas, Empresa Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI e Sociedades Anônimas.
“Dessa forma os processos não são paralisados em função da pandemia, pelo contrário, eles se tornam até mais ágeis e menos burocráticos. Como um escritório de contabilidade online, nós da Agilize temos condições de dar todo andamento a esses serviços online para nossos clientes de maneira ainda mais eficiente”, pontuou o CEO.
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