Internet das Coisas

Com tecnologia IoT, cidade de Santo André instala bueiros inteligentes

Equipamentos, desenvolvidos pelo próprio município, ajudam na manutenção preventiva e corretiva contra pontos de alagamento.

 

Referência em iniciativas de tecnologia e inovação, a Prefeitura de Santo André já instalou este ano 560 bueiros inteligentes na cidade, com o intuito de reforçar o combate a enchentes e alagamentos. O equipamento, desenvolvido por profissionais do próprio município, em parceria com a empresa Indflow, conta com um sensor que informa se o cesto está cheio e emite um alerta. O sinal chega a um servidor, no qual a informação é captada e é determinada a necessidade da limpeza imediata ou não da boca de lobo.

 

 

“O projeto mais novo que a gente tem hoje é o projeto de boca de lobo inteligente, onde temos 560 bocas de lobo na cidade e cada uma delas tem um dispositivo IoT que gera um alerta para nosso centro de inovação quando acontece uma enchente e bate 70% da capacidade do bueiro”, explica Pedro Seno, Secretário de Inovação e Administração da Prefeitura de Santo André/SP, durante o Painel Telebrasil Innovation.

Atualmente a cidade de Santo André conta com o Programa ConectiCidade, que propõe que o município seja utilizado como laboratório para testes de diferentes soluções e aplicações relacionadas ao conceito das cidades inteligentes e digitais.

 

CONTEÚDO RELACIONADO – Xangai é a cidade inteligente número 1 do mundo

 

O conceito pode ser aplicado às cidades caracterizadas pela gestão integrada de diversas dimensões da vida urbana, com base no uso de recursos tecnológicos específicos, sobretudo telecomunicações, internet das coisas (IoT), big data e inteligência de dados, para tomada de decisão em tempo real.

“Sempre fomos pioneiros em tecnologia. Hoje temos um projeto que chamamos Santo André hiperconectado. Temos uma infraestrutura própria de fibra óptica que cobre 95% da cidade e oferece uma grande conectividade para na parte Urbana. Nosso objetivo é conectar vários dispositivos e serviços para melhorar a qualidade de vida do cidadão”, ressalta Seno.

 

Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *