5,6 milhões fizeram a primeira compra online.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmara-e.net) e o e-bit lançaram a 26º edição do relatório Webshoppers. O levantamento, resultado de uma pesquisa com oito mil lojas virtuais, descobriu que o comércio eletrônico no Brasil cresceu 21% no primeiro semestre, faturando R$ 10,2 bilhões. No período, 5,6 milhões de pessoas fizeram a sua primeira compra online, somando 37,6 milhões de e-consumidores.
“O comércio eletrônico brasileiro confirma as expectativas de crescimento do primeiro semestre”, diz Leonardo Palhares, vice-presidente da câmara-e.net. “Nosso mercado é tão pujante que atrai a atenção de investidores estrangeiros. São grandes players do setor mundial interessados em conhecer e investir no País”.
No primeiro semestre foram realizadas 29,6 milhões de encomendas virtuais, com tíquete médio de R$ 346. No mesmo período de 2011 foram 25 milhões de pedidos. A expectativa de crescimento para o segundo semestre em relação ao mesmo período de 2011 é de 20%, com faturamento de R$ 22,5 bilhões.
As categorias com mais produtos vendidos no semestre são eletrodomésticos e saúde, beleza e medicamentos, empatadas com 13%; em seguida vêm moda e acessórios (com 11%), livros, assinaturas de revistas e jornais (10%) e produtos de informática (9%).
Compras coletivas
O mercado de compras coletivas, no primeiro semestre, totalizou 12 milhões de cupons vendidos, a um ticket médio de R$ 60. Foram 83.233 ofertas anunciadas, cujos descontos geraram uma economia de R$ 1,4 bilhão.
“A câmara-e.net vem acompanhando de perto o segmento de compras coletivas e compõe um comitê com os maiores players do setor, que estão prestes a completar dois anos no mercado”, conta Palhares. “Este mercado passa por um processo de amadurecimento e entendimento das relações com consumidores, parceiros e governos.”
Mobile
Em junho de 2012, 1,3% das compras online foram realizadas por meio de aparelhos móveis, sejam smartphones ou tablets. No mesmo período de 2011 esse indicador era de 0,3%. “Este crescimento de quase 400%, embora ainda represente apenas 1,3%, é muito significativo, pois o mobile commerce deve revolucionar o que é entendido por acesso a internet em compras online. O Brasil hoje passa por um processo de regulamentação deste segmento que deve alavancar ainda mais este modelo”, diz Palhares.
Amazon
Nesta edição do Webshoppers, foi realizado um levantamento sobre a chegada da Amazon no Brasil. A pesquisa ocorreu entre 3 e 12 de agosto e contou com 3.125 respostas. Do universo pesquisado, 26% já compraram na Amazon e gastam, em média, R$ 158 em sites fora do Brasil, mas na Amazon chegam a desembolsar R$ 172. Porém o valor é inferior ao gasto na BestBuy, que tem um tíquete médio de R$ 212. “A chegada de uma gigante estrangeira como a Amazon trará novidades para o Brasil e vantagens para o consumidor”, acredita Palhares.
Índice FIPE Buscapé
Nos últimos 12 meses, de junho de 2011 a junho de 2012, a radiografia de preços do setor realizada pelo relatório FIPE Buscapé registrou uma queda de -7,07 % nos preços dos produtos vendidos no comércio eletrônico. A categoria com maior queda no período foi a de eletrônicos (-14,85%), seguido de telefonia (-13%) e eletroeletrônicos (-14,85%).