e-Business

Comércio Eletrônico deve crescer 25% na semana da criança

Na semana da criança, que para os lojistas vai de 28 de Setembro até o dia 11 de Outubro, a expectativa apurada pela consultoria e-bit é que o setor cresça 25%, alcançando os R$ 450 milhões de faturamento.

Compras se restringem a sites de confiança, aponta levantamento

Empress preferente internet a celular para promover vendas

A empresa especializada em informações sobre e-commerce apurou que, no ano passado, foram faturados R$ 360 milhões nesse período de alta nas vendas de brinquedos.

O diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, alega que o mercado aguarda esse tipo de data para impulsionar as vendas online. “Nas datas sazonais, as empresas buscam formas de atrair mais consumidores para seus caixas virtuais. O Dia das Crianças tem um bom apelo para promoções, já que hoje em dia os filhos pedem a seus pais produtos de maior valor agregado, como artigos de informática, eletrônicos e vídeo-games”, explica o executivo.

O tíquete médio no Dia das Crianças deve chegar a R$ 340, o que representará um crescimento nominal de 7% aos R$ 318 registrados em 2008.

Já os produtos preferidos pelas crianças devem ser computadores, notebooks, vídeo-games e aparelhos MP3 e MP4, que ganharam relevância nos últimos anos na data comemorativa. No entanto, a categoria Brinquedos não pode ser deixada de lado e deve ocupar um lugar significativo no ranking das mais vendidas.

Geral

A mesma consultoria contabiliza que o segmento de e-commerce faturou R$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2009, registrando aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado. Um exemplo desse sucesso é o site de presentes EZGift (www.ezgift.com.br), que possui uma média de mais de 350 vendas por mês e cerca de 2900 produtos em estoque, desde a sua criação em novembro de 2008.

Entre os muitos critérios que fazem do e-commerce um mercado em potencial crescimento, o mais relevante é a confiança dos consumidores, sendo que no Brasil há mais de 86% de aprovação dos internautas. Outros fatores que influenciam são a praticidade de não precisar sair de casa para fazer compras e as formas de pagamento oferecidas – parcelamento, segurança nos sites e, em alguns casos, isenção de frete.

Já no período de Natal – entre 15 de novembro e 23 de dezembro de 2008, as vendas online movimentaram R$ 1,25 bilhão, equivalente a um aumento de 15% em comparação ao mesmo período de 2007. Este ano, segundo a e-bit, as vendas pela internet devem apresentar igual desempenho, se mantendo melhor que o varejo físico, que cresceu somente 3,5% em 2008, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).

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