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Comércio online cresce 40% na AL

ImageDe acordo com estudo apresentado pela Visa, Brasil lidera ranking de volume de transações de comércio eletrônico em toda a região.

Um estudo elaborado pela AmericaEconomia Intelligence e apresentado pela Visa América Latina e Caribe revela que o comércio eletrônico da Região cresceu 40% em 2007, alcançando US$10,9 bilhões. Deste total, o Brasil alcançou US$ 4,89 bilhões. Este aumento se deve ao constante crescimento econômico dos países da região, avanços de tecnologia e mudanças de comportamento dos consumidores.

O estudo, que engloba 17 países, concluiu, ainda, que os cartões de crédito desempenharam um papel importante para a expansão deste segmento: mais de 70% dos consumidores pesquisados preferem esta forma de pagamento para as compras on-line. “Benefícios como conveniência e segurança, oferecidos pelos cartões, são altamente valorizados pelos consumidores e têm sido fundamentais para o crescimento do comércio eletrônico”, disse José Maria Ayuso, vice-presidente de produtos da Visa América Latina e Caribe.

O comércio eletrônico cresceu 121% durante os últimos anos. Os países que lideram esse crescimento incluem Venezuela, que cresceu a uma taxa de 224%, seguido pelo Chile com 183%, México com 143%, e o Brasil, que aparece na quarta colocação, com 116%. No que diz respeito a transações, o Brasil é o maior e mais robusto mercado de comércio eletrônico da Região, acumulando 45% do total de transações da América Latina em 2007.

No entanto, apesar deste expressivo crescimento, esse canal ainda não alcançou a maturidade na América Latina e Caribe, já que representa somente 0,32% do Produto Interno Bruto da Região. Em mercados maduros, como é o caso dos Estados Unidos, o comércio eletrônico constitui 0,98% do PIB do País.

Vantagens
O estudo ressalta que essa tendência positiva do comercio eletrônico também pode contribuir para que pequenas e médias empresas tenham acesso a mais clientes, se beneficiando de um canal eficiente, que vem transformando a rotina de muitos consumidores.

Além disso, o comércio eletrônico permite que os consumidores comprem produtos internacionais que inicialmente estão fora do alcance, assim como também contribui para que os negócios da Região se expandam para outras economias. O estudo constatou que mais de um terço das transações on-line são compras realizadas por consumidores fora de seu país de origem, e que nos países que o comércio eletrônico se encontra menos desenvolvido, a porcentagem de transações internacionais pode chegar a 90%.

Nesse ponto de vista social, os mais jovens lideram os gastos realizados no comércio eletrônico, por se tratar de um público que se sente confortável na utilização de novas tecnologias.

O crescimento acelerado da Internet e da banda larga também têm contribuído para o crescimento desse canal de vendas. A tecnologia também é responsável por um incremento de 48% da penetração na rede mundial de computadores, o que resultou em conexões mais rápidas que permitem que as compras on-line sejam mais convenientes e mais ágeis.

 

 

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