A Commvault, fornecedora de soluções de proteção de dados para nuvem híbrida, anunciou a disponibilidade da solução Cloud Rewind na plataforma Commvault Cloud. Esta oferta integra recursos de recuperação e de reconstrução de aplicações distribuídas nativas da nuvem provenientes da aquisição da Appranix.
CONTEÚDO RELACIONADO: Relatório aponta que cada dólar investido em cloud pode acrescer US$ 4 ao PIB
Sabe-se que hoje, quando organizações sofrem um ataque, a restauração dos dados é apenas metade da batalha. A tarefa realmente trabalhosa é restaurar aplicações distribuídas na nuvem, que são usadas para executar e alimentar esses dados.
Uma organização empresarial típica pode usar até 371 aplicações em nuvem abrangendo vários serviços, como finanças e recursos humanos, segundo estudo da consultoria Productiv. Após um ataque, muitas vezes as empresas não conseguem retomar as operações normalmente até que muitas dessas aplicações sejam reconstruídas passo a passo, de forma sistemática e lenta. A maioria das empresas afirma que leva mais de uma semana para voltar ao normal, de acordo com o último estudo da Commvault.
A promessa é de que o Cloud Rewind faça a recuperação em alguns minutos. Ele foi projetado para restaurar rapidamente todo o ambiente de aplicações e dados em nuvem de uma organização – incluindo todas as configurações necessárias da infraestrutura em nuvem – de maneira automatizada. Ao combinar a recuperação de dados com a automatização da reconstrução de aplicações e infraestrutura nativas da nuvem, o Cloud Rewind ajuda aos clientes a se restabelecerem minutos após uma interrupção dos serviços em nuvem ou um ataque de ransomware.
Recursos do Cloud Rewind
O Cloud Rewind apresenta um conjunto de recursos projetados para ajudar as empresas a se recuperarem de incidentes cibernéticos com mais rapidez e eficiência:
• Reduz o risco organizacional com a identificação de ativos: identifica e cataloga automaticamente todos os componentes da nuvem em uso, proporcionando visibilidade completa dos ativos que precisam de proteção e recuperação. Dessa forma, nada crítico é perdido no processo de recuperação, mesmo em ambientes complexos com múltiplas nuvens.
• Reduz a confusão operacional e a carga de trabalho com mapeamento de dependências centrado em aplicações: analisa e define relações complexas entre diferentes componentes da nuvem. Esse recurso acelera a tarefa de reconstrução dessas dependências após um incidente, tornando o processo muito mais rápido. Assim, quando um sistema é restaurado, todos os recursos e serviços conectados ficam alinhados, quase sem qualquer intervenção humana.
• Mantém as equipes de segurança sincronizadas com a análise de desvios: ajuda a retornar os sistemas restaurados ao seu estado correto, identificando e corrigindo quaisquer desvios da configuração original. Esta capacidade proativa mantém o controle para que os sistemas restaurados estejam seguros e funcionais após um incidente.
• Testes automatizados de recuperação cibernética com recuperação como código: captura não apenas os dados, mas também o mapa completo de aplicações, infraestrutura e configurações de rede. Isso significa que os sistemas podem ser restaurados com todo o seu esquema operacional intacto, reduzindo as suposições para uma recuperação completa.
• Evita desperdiçar recursos da nuvem com a reconstrução sob demanda da nuvem: ela reúne tudo novamente, ajudando os clientes a reconstruir rapidamente seu ambiente de dados e sua infraestrutura de suporte. Isso fornece às organizações um ambiente de nuvem seguro e operacional, pronto para uso imediato após uma interrupção.
• Recuperação cibernética e de desastres integrada e centrada em aplicações: o Cloud Rewind integra-se aos recursos de resiliência de dados do Commvault Cloud para ajudar as organizações a se recuperarem rapidamente de falhas de curto prazo a ataques cibernéticos debilitantes com apenas alguns cliques.
O Cloud Rewind oferece suporte às principais plataformas de nuvem pública e privada, incluindo Amazon Web Services (AWS), Google Cloud Platform (GCP) e Microsoft Azure, para que o cliente possa realmente escolher a nuvem.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e X.