Conhecimento

Como contribuir na formação de “pensadores”?

É preciso que as escolas sejam capazes de difundir o já sabido, mas também estimular a pesquisa, a curiosidade necessária para que os alunos possam buscar também o desconhecido.

ImageUma das grandes questões que deve conduzir educadores e a sociedade é “Como colaborar para a construção e conquista da cidadania em uma sociedade, que necessita de indivíduos capazes de criar, refletir, interpretar e estabelecer relações?”. Enfim, é importante que as pessoas se lancem ao mundo de forma crítica e criativa a fim de conquistar espaços em um mundo marcado pela competitividade e desumanização das relações.

Mas o que vemos atualmente no País? Escolas públicas e privadas que não conseguem ensinar nem o básico. É uma situação triste. E os alunos precisam de muito mais, eles necessitam de estímulo para refletirem, indagarem e criarem suas próprias idéias. 

É preciso que as escolas sejam capazes de difundir o já sabido, mas também estimular a pesquisa, a curiosidade necessária para que os alunos possam buscar também o desconhecido. Mais do que ensinar, cabe às escolas habilitar pessoas a se integrarem em um novo sistema de troca de informações.

Dem dúvida, esse é o grande desafio de todos, os que estão comprometidos com uma escola transformadora. Muito mais do que formar cidadãos é preciso formar indivíduos empreendedores, para que se não quisermos, em nome da democracia, escamotear a marginalização dos indivíduos. 

* Wagner Matheus – Diretor Geral da TRD Marketing Solutions, empresa brasileira especializada em Marketing Direto.

 

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *