Estratégias

Como reduzir incertezas na interpretação de sinais fracos

ImageNa 11ª Conferência Anual de Inteligência Competitiva, Alexandre Del Rey, gerente de strategic marketing da Voith Hydro, salientou a importância do conhecimento do ambiente de negócio.

O método de interpretação de sinais fracos procura identificar sinais de mudança no ambiente, para evitar que as companhias sejam surpreendidas Na 11ª Conferência Anual de Inteligência Competitiva do IBC, Alexandre Del Rey, gerente de strategic marketing da Voith Hydro, discutiu o assunto no painel “Reduzindo incertezas na interpretação de sinais fracos”.

Segundo ele, as companhias precisam ter um olhar criterioso no ambiente de negócios. Para prever problemas através dos “early warnings”, os gestores devem, antes de tudo, entendê-los. “Com isso, são buscadas rupturas nas principais tendências do mercado e consequentemente é conquistada uma liberdade para agir de modo diferente dos concorrentes”, afirmou.

Para minimizar os riscos da incerteza, Del Rey mostrou quatro passos fundamentais a serem cumpridos: “bandeira amarela”, ou seja, ficar atento ao que acontece; identificar de onde vem a possível ameaça; planejamento para se tornar a ação concreta, e por fim, prever o que pode acontecer com a realização da prática.

Para isso, o executivo destacou as ferramentas atuais, técnicas de cenários, discussão com especialistas e sense marketing. “Muitas vezes, aplicadas isoladamente, essas ferramentas são insuficientes. Para se obter precisão, é necessário o uso de mais de uma técnica”, indicou.

O palestrante também citou o “método de inferência”, que consiste no uso da razão através de informações já conhecidas. “A realidade pode ser percebida, mesmo que não se tenha acesso pleno à realidade”. De acordo Del Rey, o modelo se torna mais eficaz quando a partir do momento em que se recebe informações, o gestor agrega às anteriores e usa a intuição para se prevenir.

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