Volume representa 30% a mais que o total transacionado no e-commerce brasileiro em 2007.
No Brasil, as compras de bens de consumo realizadas no comércio eletrônico somaram R$ 8,2 bilhões em 2008, um crescimento de 30% em relação aos doze meses do ano anterior. Agora, já projetando o ano de 2009, o e-commerce, apesar da crise, deve continuar sua escalada de crescimento no Brasil.
Estas e outras informações fazem parte do estudo exclusivo da 19ª edição do Relatório ‘WebShoppers’ realizado pela e-bit, que conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). O estudo mostra que, no ano passado, mais de 13 milhões de brasileiros já compraram pela internet pelo menos uma vez, resultando no volume de R$ 8,2 bilhões em faturamento.
De acordo com o diretor geral da e-bit e vice presidente de Estratégias da camara-e.net, Pedro Guasti, o comércio eletrônico alcançou números importantes em 2008, mas ainda há espaço para crescimento: “Certamente veremos o e-commerce evoluir nos próximos anos, porém, de forma mais sutil. Hoje em dia, é um setor maduro na economia e deve apresentar números menos chamativos como vinha ocorrendo em anos anteriores. Mesmo assim, a expectativa de crescimento para 2009 é de 20% a 25%, um cenário muito positivo se compararmos com a realidade mundial.”
O tíquete médio em 2008 foi de R$ 328, sendo o Natal a data comemorativa de maior destaque para o comércio eletrônico, com faturamento de R$ 1,25 bilhão e tíquete médio de R$ 346. Para o primeiro semestre de 2009, estima-se que o e-commerce movimente algo em torno de R$ 4,5 bilhões, R$ 800 milhões a mais que em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando o setor atingiu R$ 3,8 bilhões, um crescimento de 20% em relação a 2008.
Até o final do primeiro semestre, espera-se que o número de pessoas comprando pela rede suba para 15 milhões, especialmente por causa do crescimento do público feminino, que já representa mais de 50% dos consumidores virtuais. Outra mudança de perfil, de acordo com o estudo, é que o mercado está mais maduro:19% dos consumidores que fizeram compras pela web em 2008 tinham mais de 50 anos, número superior aos anos anteriores.
Quando o assunto é a crise econômica mundial, segundo dados da pesquisa, 73% dos entrevistados acreditam que o Brasil está realmente passando por um conturbado momento econômico. Ainda, de acordo com o levantamento, apenas 16% das pessoas ouvidas não se sentem, de alguma forma, afetadas pela crise. No entanto, se pensarmos no impacto que a crise gerou nas compras de Natal via web, período em que a crise estava ainda mais em evidência, notou-se que 48% dos e-consumidores compraram igual ou mais do que fizeram em 2007 pela internet.
Categorias de produtos mais vendidas
Em 2008, dentre todas as categorias de produtos existentes na pesquisa de satisfação da e-bit, cinco delas foram campeãs de audiência, figurando como as preferidas dos consumidores na hora de adquirir um produto pela internet.
Em primeiro lugar, a categoria Livros manteve a tradição e continuou como líder. No entanto, houve uma pequena mudança entre as outras categorias preferidas: Saúde, Beleza e Medicamentos, que havia figurado em quarto lugar em 2007, assumiu a vice-liderança, seguida por Informática, que caiu de segundo para terceiro, e Eletrônicos, que desceu uma posição e ficou em quarto. Em quinto lugar, aparece a categoria Eletrodomésticos que, aparentemente, ganhou espaço na lista de compras dos consumidores virtuais.