
RPA traz centralização, agilidade e economia para uma das maiores concessionárias do Sul do País
O Grupo Servopa, que atua nos segmentos de concessionárias de automóveis, caminhões, motocicletas e consórcio com mais de 300 mil clientes, investe constantemente em novas formas de entregar a experiência automotiva para seus consumidores. E com a tecnologia interna da empresa não seria diferente.
Por conta de um grande volume de XML, a Servopa buscou no mercado soluções de automação de processos robóticos (RPA) para lidar com o desafio. Com a ajuda da integradora Quality Digital, foi implementado o RPA da AutomationEdge, que automatizou a atividade de efetuar download de mais de 16 mil XMLs. A solução conseguiu realizar a tarefa em cerca de dois dias, um procedimento que levaria mais de um mês para uma pessoa realizar.
O RPA não foi a primeira tentativa da empresa de solucionar o problema. Celina Hara, gerente de TI da Servopa, diz que tentou implantar Python ou banco de dados por meio do time de TI que já existia na Servopa, “mas era muito passível de erros, a manutenção era complexa, não tinha assertividade nas ações e dependia de várias configurações”, ressalta.
Ela diz que o resultado foi totalmente diferente com a AutomationEdge. “Em aproximadamente dois meses, o SISREV – sistema interno que emite relatórios e portal com inúmeras funcionalidades – necessitava de operações humanas para sua execução e eram realizadas de madrugada, com a introdução do RPA , este trabalho foi automatizado e trouxe economia e facilidade na execução”, completa a executiva.
O foco, quando a ferramenta foi implantada, em 2019, era agilizar processos, automatizando operações de backoffice, processamento de faturas, geração de relatórios e integração de sistemas de TI. Hoje, 4 anos depois, a Servopa, com aproximadamente 2 mil colaboradores, conta com 123 processos de automação com 2 robôs, e estão analisando implantar novas rotinas para aumentar ainda mais a produtividade. O segundo robô, implantado no fim de 2020, veio para atender a área de faturamento, a geração de NFs de carros novos.
“O maior desafio foi confiar no robô, porque ele não podia falhar. Então, bem no começo, tive falta de confiança no processo, mas conforme aprendemos a desenvolver a automação e ter o domínio da ferramenta, a confiança veio 110%”, ressalta Felipe Lara, da área de Sistema TI, da Servopa.
Os robôs geram uma economia média de 5,3 mil horas/mês, sendo 5,2 mil diárias (robôs ativos que são executados pelo menos 1 vez ao dia) e 127 circunstanciais (robôs desenvolvidos para atender uma demanda específica, utilizados um ou mais vezes ao mês). Estratificando esses valores por ano, podemos resumir que as entregas realizadas geraram uma economia total de 64 mil horas, o que totaliza, de 2019 a 2022, uma média de 250 mil horas poupadas.
“O RPA não substitui o colaborador, mas elimina tarefas repetitivas e proporciona ao colaborador ações mais estratégicas além da oportunidade de conhecer outras coisas. O RPA da AutomationEdge, adquirido com a Quality Digital, permite autonomia e desenvolvimento tanto de carreira quanto em relação ao negócio, além de empoderar os colaboradores”, diz Felipe Lara.
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