Cloud Computing

Condomínio Industrial recebe investimentos em telecom

America Net constroi rede de fibra óptica e torre de transmissão em Cotia, para fornecer voz, dados e vídeo às companhias do centro empresarial.

Para prover qualidade e redundância suficientes de voz, dados e vídeo e atender as empresas do Parque Industrial San Jose, o condomínio empresarial localizado no município de Cotia, região Metropolitana de São Paulo, recebeu o investimento da America Net, operadora de telefonia fixa para o mercado corporativo.

O projeto começou em fevereiro deste ano. A principal dificuldade do condomínio era o fato de as empresas não conseguirem ter soluções de telefonia compostas por grandes números de DDRs e E1s, oferecendo portabilidade numérica e PABX sem custo adicional, muito menos links de acesso à internet ou ponto-a-ponto em altas velocidades com qualidade.

Vendo essa deficiência, a operadora optou por investir no condomínio e prover linhas de voz e acesso à internet, e apresentou o projeto de construção de uma rede de fibra óptica (FTTC) de quatro mil metros em formato de anel.

O gerenciamento da rede é feito de maneira remota pelo NOC (Network Operation Center), localizado na capital paulista. “Temos também uma sala dedicada aos equipamentos e monitoramento em regime 24×7 dentro do condomínio,” afirma Fábio Andreotti, gerente de projetos da America Net.

Do planejamento à execução, foram cerca de 60 dias de projeto. Andreotti diz que, além da fibra óptica, foi instalada também uma torre de transmissão de 35 metros de altura. “O objetivo é possibilitar que ao menos um dos dois mecanismos de acesso esteja sempre disponível, para que um trabalho, projeto ou negócio desenvolvido por uma empresa do condomínio jamais seja interrompido por falhas ou queda na conexão ou telefonia,” afirma.

Segundo ele, a operadora conseguiu ofertar 100% de qualidade de telefonia com linhas ilimitadas e internet com conexão variável de 1 Mbps a 1 Gbps para trafegar dados e imagens em alta velocidade.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *