Nacional

COO da Um Telecom quer energia limpa para que o setor de data centers possa crescer

Daniel Gomes, COO da Um Telecom, abordou os desafios e oportunidades para o crescimento sustentável do setor de data centers no Brasil durante o painel “Green Finance: Promovendo estratégias de crescimento sustentável para a expansão de negócios de data centers”, no DCD>Connect São Paulo 2024. O executivo destacou a importância da sustentabilidade no cenário de rápida expansão do mercado de data centers.

CONTEÚDO RELACIONADO: Investimento em data centers no Brasil deve chegar a US$ 2 bi em 2024

O alto uso da energia elétrica para o funcionamento de data centers foi o ponto central da fala de Daniel Gomes. “Em um data center, o consumo de energia elétrica pode representar hoje em dia até 60% do custo mensal. Para se ter uma ideia, um data center de 10 MW de carga de TI consome o equivalente a uma cidade de 50 mil habitantes, como Campos do Jordão, em São Paulo. Um dado que chama atenção é que uma consulta ao ChatGPT consome o equivalente a um chuveiro elétrico em um banho de quatro minutos. Esse consumo tende a aumentar cada vez mais”, explica o executivo.

Para manter o pleno funcionamento dos data centers, é importante investir em fontes de energia limpa. O Brasil, com cerca de 90% de sua matriz elétrica proveniente de fontes renováveis, está posicionado de forma estratégica para se capacitar a liderar o crescimento dos data centers sustentáveis, tanto no mercado interno quanto no fornecimento de serviços para outros países.

“Quando a gente fala em energia no Brasil, temos a hidroelétrica, a eólica e a solar que são das mais limpas do mundo. Cerca de 90% da nossa matriz elétrica é renovável, enquanto a média mundial é menos de 50%. A questão da sustentabilidade do data center é um capítulo vital”, afirma Daniel Gomes.

O COO da Um Telecom citou o dado da Agência Internacional de Energia (IEA), que aponta que a demanda de eletricidade dos data centers pode dobrar até 2026. Também foram discutidas métricas para medir e relatar a sustentabilidade nos data centers, tais como o percentual de uso de energia renovável, a quantidade de gases de efeito estufa dispensados, a eficácia do uso de energia (PUE), o uso eficiente de água (WUE), e certificações de sustentabilidade ambiental.

O DCD>Connect São Paulo 2024 foi realizado nos dias 5 e 6 de novembro, reunindo líderes do setor que compartilharam suas visões sobre o futuro dos data centers, com foco em inovação, sustentabilidade e financiamento verde.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *