A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou na semana passada uma parceria com a Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA, na sigla em inglês). O acordo prevê que a agência direcione US$ 726,6 mil (aproximadamente R$ 3,7 milhões) para que seja contratada uma consultoria norte-americana para desenvolver um estudo de viabilidade de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a companhia brasileira.
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O negócio é interessante para a CPTM porque lhe dará acesso a um estudo que beneficiará a companhia e seus passageiros, enquanto a USTDA apoia um projeto que naturalmente gera oportunidades de parceria para empresas do seu país de origem. De acordo com uma estimativa da agência referente a 2020, para cada US$ 1 investido em seus programas, o retorno é de US$ 112. Desta forma, o valor destinado ao pagamento sairá da USTDA para a empresa escolhida sem intermédio da CPTM.
O projeto, cujo edital será divulgado nos próximos dias pela USTDA e será destinado exclusivamente a consultorias dos Estados Unidos, auxiliará a CPTM na incorporação de análises de Big Data, Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT) na atual infraestrutura da companhia. O objetivo é transformá-la em uma referência em qualidade e segurança dos serviços prestados, resultando em redução de custos e melhoria da eficiência no transporte de passageiros, inclusive na diminuição do intervalo médio entre os trens.
O prazo para a entrega do estudo à CPTM, assim como outras condições, estarão previstas no edital.
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