Pesquisas

Cresce o número de redes HSPA no mundo

Os dados da GSA Association mostram que os países emergentes estão sendo os mais beneficiados com a tecnologia móvel.

O recente levantamento da Global Mobile Suppliers Association (GSA Association), entidade que reúne os fabricantes de aparelhos GSM/HSPA e LTE, revela que triplicou o número de redes HSPA em todo o mundo em menos de três anos. Agora, o total é de 302 redes comerciais em operação, em 128 países e territórios.
 
Diante do resultado, a novidade é que os mercados emergentes são os mais beneficiados, em particular na África e partes da Ásia.
 
Para a GSA, com o número de assinantes móveis, usuários de serviços HSPA, em torno de 200 milhões neste final do ano no mundo, as operadoras deverão investir para ter maior capacidade e eficiência tanto das redes, quanto do sistema, incluindo maiores velocidades de dados para os serviços de banda larga móvel.
 
Sessenta e duas operadoras já se comprometeram com o lançamento de seus serviços HSPA Evolution (HSPA +), incluindo 36 redes HSPA sendo lançadas comercialmente em 23 países. Trinta e três redes HSPA + já suportam uma velocidade de pico de downlink a 21 Mbps e três outras redes já implementaram tecnologia de múltiplas antenas (MIMO) e com suporte à velocidade de 28 Mbps.
 
A tecnologia HSPA é a primeira evolução dos sistemas WCDMA e, segundo a GSA, existem 314 sistemas comerciais WCDMA em 131 países, o que significa que mais de 96% dos operadores lançaram WCDMA HSPA em suas redes ao mesmo tempo. Nas Américas, as redes HSPA estão em operação na Argentina, Aruba, Bermuda, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Curaçao, República Dominicana, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, Martinica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.
 

De acordo com a GSA Association, o próximo passo evolutivo da indústria móvel será a Long Term Evolution (LTE), já estabelecida como a principal tendência mundial, com 45 operadoras móveis em todo o mundo já comprometidas com o lançamento de suas redes nesta nova tecnologia, incluindo várias operadoras realizando seus testes piloto, sendo esperado o lançamento de 16 redes LTE já em 2010.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *