Análise Setorial

Cresce o volume de spam enviado por Redes Sociais

Inova Tecnologias apresenta pesquisa que identifica práticas e receios de usuários de e-mail com relação a spam e suas possíveis conseqüências.

 

Os resultados de uma pesquisa online sobre spam entre os brasileiros, conduzida pela Inova Tecnologias, mostram que 41% dos usuários de e-mail do País perceberam um aumento na quantidade de spam recebidos nos últimos 12 meses. Fenômeno recente, as redes sociais foram definitivamente incorporadas à estratégia dos spammers e 73,5% afirmam já ter recebido spam por meio de redes sociais. A pesquisa compara os dados brasileiros com informações internacionais oriundas da Cloudmark, fabricante de softwares de proteção de email.

Metade dos usuários diz estar mais difícil identificar o spam entre as mensagens legítimas. Isso leva alguns deles a responder inadvertidamente às mensagens maliciosas. Ao interagir com um spam, a maioria dos usuários afirma perceber apenas um aumento na quantidade de spam recebido, mas outros usuários identificaram novos vírus em seus sistemas ou foram vítimas de fraudes diversas, inclusive financeiras.

Os dados apontados pela pesquisa mostram o risco e a preocupação dos brasileiros em relação às redes sociais, sendo que 49,7% acredita estar mais difícil distinguir mensagens legítimas de spams. O maior medo dos usuários brasileiros é de que seu computador venha a ser infectado por um vírus em consequência de um spam, representando 55,8% da população.
Outros riscos, como roubo de identidade e fraudes financeiras, também afligem cerca de 30% dos usuários brasileiros. Entretanto, 29%  dos brasileiros afirmam dispor de algum software antispam em seu computador, 35,8% dizem utilizar o serviço antispam do provedor de e-mail e 19,8% afirmam não utilizar qualquer proteção contra spam.

“Esta pesquisa demonstra que ainda há muito trabalho a ser feito para proteger os usuários de email e membros de redes sociais do spam e de suas ameaças”, afirma o diretor geral da Inova Tecnologias, Alexis Panagides. “Além de melhorar as suas defesas contra o spam com tecnologias mais avançadas, os usuários precisam se tornar mais vigilantes ao responder ou acessar links recebidos por e-mail”, reforça. Em julho passado, a Inova associou-se à Cloudmark para oferecer ao mercado brasileiro as melhores soluções de proteção para e-mail disponíveis no mundo.

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