Estudo da Associação Civil Chicos.net, com o apoio da Disney, analisa impacto da tecnologia na vida de pais e filhos de 4 a 12 anos.
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Internet Segura – a campanha este ano acontece nesta terça-feira, 10 –, a Associação Civil Chicos.net apresenta os resultados da pesquisa realizada com o apoio da Disney. O estudo, que ocorreu entre junho e novembro de 2014, questiona o impacto da tecnologia na vida de garotos e garotas entre 4 e 12 anos na Argentina, México e Brasil, e o novo diálogo gerado entre eles e os adultos a partir do seu uso.
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No Brasil, enquanto a maioria das crianças tem o contato com amigos (85%) e os jogos virtuais (64%) como principais motivos para acessar a internet, apenas 24% usam a rede para pesquisar informações para a escola. Nos três países pesquisados, o estudo indicou que 67% do público ouvido se conecta diariamente à web, número que ainda é maior no Brasil, chegando a 77%. Mais de um terço das crianças acessa a Internet na “privacidade” do seu quarto, com frequência maior no Brasil (41%).
Uma parcela importante das crianças tem uma estimativa de 2 horas por dia de navegação: sendo que a maior incidência é de, no máximo, 2 horas por dia. No México, 60% se conectam por menos de 2 horas por dia, enquanto nos demais países são aproximadamente 40%. Nos três países, observa-se que crianças mais velhas se conectam por mais tempo (3 a 4 horas diárias) e sem um padrão fixo. No Brasil, registra-se uma carga horária de navegação ligeiramente maior.
Ao perguntar sobre a regulamentação do uso da Internet, 83% dos pais brasileiros dizem elaborar regras para controlar o acesso dos filhos à rede. Eles ainda se consideram os principais responsáveis por promover o uso seguro da internet: 79% dos pais no Brasil consideram que sua responsabilidade está acima da escola e do Estado. Entre os aspectos que mais preocupam os pais brasileiros, estão a possibilidade de seus filhos serem abordados por um adulto (82%) e de sofrerem cyberbullying (78%).
A pesquisa integral, realizada pela consultoria de pesquisa e tendências Trendsity, dá apoio a iniciativas realizadas tanto pelo Chicos.net como pela Disney em relação à Cidadania Digital.