Análise Setorial

Crise aumenta procura por ferramenta de recuperação de crédito

Interfile registrou, em um ano, o envio de mais de 500 mil notificações de cobrança; procura pela ferramenta eletrônica de recuperação de crédito cresceu 30% entre outubro e dezembro de 2008.

Desde o início da crise econômica mundial,  a Interfile, empresa de BPO, registrou um crescimento de 30% na procura pela ferramenta de recuperação de crédito, produto que faz a gestão integral da informação e processos de cobrança, gerando notificações e formando kits de ajuizamento a partir de documentos eletrônicos, com valor probante e eficácia jurídica.

Segundo a Serasa, entre janeiro e novembro de 2008, a inadimplência de pessoa física cresceu 7,6%, liderada pelos débitos com os bancos (43,1%) e seguida pelas dívidas com cartões de crédito e financeiras (33,5%). Em um ano de existência da ferramenta, fruto de uma parceria entre a Interfile e o Portal de Documentos, a empresa já registrou o envio de mais de 500 mil notificações de cobrança. “A procura pelo produto deve-se, principalmente, à redução dos custos para o cliente em até 70%. Atualmente os bancos representam 80% dos consumidores deste instrumento”, informa o diretor geral da Interfile, Sérgio Souza.

Mesmo com o aumento do prazo para envio das notificações de cobrança, de 20 para 40 dias de atraso no pagamento, a procura pela ferramenta eletrônica de recuperação de crédito cresceu 30%, entre outubro e dezembro de 2008. “Após as festas, provavelmente a partir de fevereiro de 2009, a inadimplência deve crescer e com isso os volumes de notificações extrajudiciais e kits de ajuizamento aumentarão”, afirma Paulo Hasegawa, diretor comercial do Portal de Documentos.

Segundo Souza, todo o processo é controlado desde a saída das informações dos servidores da Interfile até o recebimento delas pelos escritórios de cobrança de forma segura, já que as informações sempre chegam aos seus destinatários com autenticidade reconhecida por meio de certificação digital. “Além disso, a parceria nos possibilita oferecer ao cliente soluções em todo o ciclo de vida das operações de crédito”, completa o executivo.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *