
Realizar contratações eficientes e de acordo com o perfil da empresa é um passo importante para o sucesso das organizações. Por isso, selecionar um candidato é uma tarefa estratégica, uma vez que a seleção de profissionais aderentes pode impactar diretamente na produtividade e resultados de uma companhia, bem como o preenchimento rápido da vaga. Foi pensando nisso que o Cristália, complexo industrial farmacêutico, farmoquímico, biotecnológico e de pesquisa, aumentou em 4.100% a performance do RH. Com o apoio do PandaPé, software de tecnologia para recrutamento do InfoJobs, a empresa conseguiu, em apenas um ano, preencher 500 vagas e garantir uma contratação mais assertiva.
CONTEÚDO RELACIONADO – O Papel do RH na transformação digital
Antes da pandemia, o Cristália nunca tinha realizado nenhuma seleção 100% online. De uma hora para outra, a empresa se viu obrigada a acabar com os processos mais operacionais e digitalizar o contato entre recrutador e candidato. Graças a Inteligência Artificial do software foi possível automatizar a triagem de candidatos, usar recursos como a vídeo entrevista e mudar o mindset da empresa para digital. O processo seletivo, que antes era feito em média em um mês, passou a ser feito em 20 dias, sendo que em casos de vagas operacionais, a oportunidade é fechada em até uma semana.
Stela Marques, diretora de RH e SMS do Cristália, conta que, sem o software, era um desafio para a empresa aplicar os testes, que antes eram feitos presencialmente, como de atenção, raciocínio lógico e idiomas, isso sem contar na dificuldade de manter a comunicação remota entre recrutador e candidato. Segundo ela, a plataforma trouxe uma série de ganhos, entre eles, otimizar o tempo de contratação sem tirar o lado humano do processo seletivo e contar com equipes mais diversificadas.
“Passamos também a oferecer feedbacks para todos os candidatos que participaram dos processos, o que aproximou os profissionais do grupo, melhorou a experiência do candidato e fortaleceu a marca empregadora. Hoje nós conseguimos conduzir processos totalmente alinhados com os gestores, gerando mais sinergia entre eles”, finaliza a executiva.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter