
Com mais de uma década de atuação no mercado, a CSO (Central de Serviços Online) atua na integração de sistemas, serviços de consultoria e logística com foco em registro de veículos, vistorias e inspeções veiculares junto aos órgãos executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal. Com um volume de informações cada vez maior, a empresa implementou no setor de operações o business intelligence (BI) da Qlik, multinacional referência em analytics, para apoiar na análise dos dados e tomada de decisões a partir dos relatórios gerados.
CONTEÚDO RELACIONADO – Suzano desenvolve aplicativo para monitoramento de plantio de eucalipto e automatiza coleta de dados
A intenção era melhorar a tomada de decisão a partir de informações relevantes. “Antes, nós tomávamos decisões baseadas em critérios subjetivos. Agora, conseguimos tomar decisões mais assertivas sobre as áreas e serviços em que devemos focar nossos investimentos”, conta Aline Lima, diretora de Operações da CSO.
Devido à grande quantidade de informações, a equipe de analistas da CSO, muitas vezes, levava o dia todo para produzir os relatórios. “Não precisamos mais parar a equipe inteira para poder produzir informações. Inclusive, consigo acompanhar os relatórios e tomar decisões durante as reuniões pelo próprio celular. A partir da base que disponibilizamos, a ferramenta consegue fazer cruzamentos e gerar dados estatísticos e de tendência”, explica Aline.
Foi Danilo Andrade, diretor da Horus ITS, quem apresentou a Qlik à CSO. O executivo comenta que antes de implementar a solução foi preciso explanar a importância de investir em uma plataforma analítica mais completa. “A implementação da Qlik é um sucesso. A CSO vem aumentando o faturamento, otimizando seus processos de produção e consegue, a partir da análise dos dados, propor soluções mais assertivas para seus clientes e antecipar tendências do mercado”, aponta Danilo.
Como a CSO trabalha com várias unidades de negócio, os indicadores também trazem mais autonomia para os gestores responsáveis. Cada executivo pode examinar o resultado de sua unidade e entender, de forma mais objetiva, o impacto que cada unidade de negócio tem sobre as demais. Agilidade na obtenção dos indicadores, confiabilidade e segurança da informação, por meio do armazenamento na nuvem, são alguns dos benefícios proporcionados à CSO.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.