Positivo cria 128 vídeos sob demanda (VOD) e os disponibiliza no formato equivalente ao YouTube. Os temas são focados no Exame Nacional do Ensino Médio.
O Curso Positivo, preparatório para o vestibular, elaborou um novo método de ensino para seus alunos, focado no Enem. Com a premissa do ensino à distância, a instituição criou o Enem Tube que disponibiliza vídeoaulas preparatórias com todas as matérias que serão avaliadas nas provas.
Segundo Eduardo Cardoso Jr., gerente de desenvolvimento da divisão de tecnologia educacional do Grupo Positivo, o plano de aula, com 128 vídeos, está dividido em três volumes para que o aluno consiga organizar seu cronograma de estudo. Cada aula tem aproximadamente 30 minutos de duração.
Para ter acesso ao conteúdo, os alunos devem entrar no Portal Educacional (www.educacional.com.br) e efetuar login. Além dos vídeos, o site oferece outros materiais didáticos como conteúdo em PDF e simuladores de provas.
Os vídeos sob demanda da primeira parte estão disponíveis desde o começo do mês. A segunda edição foi publicada nesta terça-feira (18/08) e dentro das próximas semanas sai o último volume.
As aulas on-line estão disponibilizadas no formato FLV (Flash Video) e podem ser acessados da mesma maneira que o YouTube, cada uma tem aproximadamente 170 kps. “Essa extensão oferece imagens com mais qualidade”, diz Júnior. A Positivo Informática, empresa de soluções tecnológicas da instituição, é a responsável pelo gerenciamento dos vídeos.
Para o armazenamento da solução de VOD, a companhia alugou um servidor de mídia (100 megas Dps), cujo provedor está localizado nos Estados Unidos. “A contratação de um servidor estrangeiro foi realizada por ser mais em conta, além de suportar a demanda necessária”, diz Júnior.