Rede

De 90 minutos para 12: IA acelera a resolução de alarmes de tede

Com o advento das novas tecnologias de acesso por rádio (RATs), a estrutura da rede central torna-se cada vez mais complexa, representando desafios significativos para a operação e manutenção da rede. Isso ressalta a urgência pela transformação tecnológica. A ascensão da inteligência artificial (IA) trouxe um novo impulso para diversos setores, e sua aplicação para acelerar a transformação digital tornou-se uma tendência dominante no setor de comunicações. Em resposta, a Huawei assumiu a liderança no desenvolvimento do ICNMaster, uma solução inteligente deoperação e manutenção de rede central. A solução dota as redes de inteligência, simplificando as operações de operação e manutenção e aumentando a eficiência, segundo a empresa.

CONTEÚDO RELACIONADO – Networking slicing de rede 5G é usada para transmissão de corrida em Interlagos

O ICNMaster foi implementado em vários sites da China Mobile, incluindo nas províncias de Zhejiang, Qinghai e Guangdong. A operadora alcançou um sucesso expressivo com a integração da solução ICNMaster da Huawei. Essa solução inovadora utiliza agentes inteligentes para o tratamento de reclamações e alarmes (CompSpirit e AssurSpirit), automatizando algumas operações manuais que antes exigiam intervenção de especialistas.

Como resultado, o equivalente a mais de 30 funcionários digitais experientes foi adicionado à equipe, aumentando significativamente a eficiência das operações de operação e manutenção, enfrentando o desafio do setor de escalar redes sem aumentar a força de trabalho e abrindo novas oportunidades de produtividade.

Durante o monitoramento e a resolução de problemas, o agente de tratamento de alarmes se interconecta de forma integrada com o sistema de gerenciamento de tickets, fornecendo ao pessoal de operação e manutenção acesso imediato a informações precisas sobre alarmes por meio de uma interface de chatbot. Além disso, esse agente oferece recomendações de casos e diagnósticos inteligentes, reduzindo o tempo médio de resolução de tickets de alarme de rede central de 90 minutos para apenas 12 minutos – uma melhoria de eficiência de 87%.

Para o tratamento de reclamações, o respectivo agente automatiza a classificação e diagnóstico de reclamações, a análise de sinais e o preenchimento de tickets. A análise de sinais através do chatbot pode ser realizada por um procedimento muito mais simples e rápido, sendo concluída em apenas 5 minutos. Como resultado, o tempo médio de processamento de tickets de reclamação de ponta a ponta diminuiu de 14,6 horas para 5,2 horas, representando uma grande melhoria de eficiência de mais de 64%.

O campo das telecomunicações é complexo e altamente especializado, precisando de requisitos rigorosos para aplicações de IA. Segundo a Huawei, o ICNMaster transforma o processo de operação e manutenção ao apresentar um modelo de fundação em telecomunicações, baseado em ampla experiência de campo, conhecimento do setor e recursos robustos de integração de ferramentas. Essa solução muda o paradigma das operações manuais tradicionais com ferramentas dispersas para agentes inteligentes que permitem a orquestração automatizada e o agendamento flexível de modelos e bibliotecas de ferramentas.

Ela aborda eficazmente os desafios da colaboração entre departamentos e múltiplos especialistas, aproveita os recursos inteligentes, simplifica processos e melhora a eficiência e a experiência das operações de O&M. Visando o futuro, a Huawei colaborará com mais operadoras para impulsionar a inovação contínua, acelerar o desenvolvimento de aplicações inteligentes e aprimorar os recursos abrangentes de operação e manutenção e produção. Por meio desses esforços, visamos capacitar as operadoras a alcançar O&M de rede central com alto grau de autonomia, desbloqueando níveis sem precedentes de eficiência e excelência.

Participe das comunidades IPNews no InstagramFacebookLinkedIn X.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *