
Dada a escassez de semicondutores no mercado no último ano, a DHL acaba de publicar o relatório “Resiliência da Cadeia de Fornecimento de Semicondutores”, que identifica as principais áreas nas quais as empresas estão adaptando suas cadeias de suprimentos de semicondutores para torná-las mais resilientes e flexíveis.
Baseado em entrevistas com líderes empresariais de diferentes setores da indústria, o estudo traz quatro tendências que fortalecem a cadeia logística do setor: digitalização acelerada, estratégia robusta de produtos e estoques, colaboração mais forte e sustentabilidade.
O relatório também destaca oportunidades para provedores de logística apoiarem as empresas na busca de resiliência. Ao fornecer uma melhor cadeia de suprimentos, visibilidade e insights, os provedores de logística ajudam seus clientes a melhorar sua estratégia de estoque e apoiam suas iniciativas de sustentabilidade.
Dificuldades do setor de semicondutores
A DHL lembra que a demanda por semicondutores deve manter sua trajetória de crescimento. Mas dados da Deloitte mostram que as interrupções na cadeia de suprimentos resultaram em perdas de mais de US$ 500 bilhões em receita em todo o mundo em 2020 e 2021. Um dos setores afetados, a indústria de semicondutores dobrará seus investimentos e aplicará US$ 99 bilhões em 2022 para aumentar a capacidade e atender à crescente demanda.
Fábricas em várias regiões estão enfrentando inúmeros desafios para entregar produtos no prazo e dentro do orçamento. Especificamente para a indústria de semicondutores, as empresas de logística podem ajudar com a complexa orquestração de entrega, ferramentas e manutenção de bens de capital e outros equipamentos.
As quatro tendências
Por meio de entrevistas com líderes da cadeia de suprimentos de diferentes setores da indústria, a DHL identificou quatro principais temas para ajudar as empresas a atingir suas metas de resiliência:
Digitalização: Dados detalhados sobre remessas, estoques, ativos de transporte e fornecedores permitem visibilidade na cadeia de suprimentos de semicondutores e fornecem informações valiosas, além de aumentar a eficiência operacional e melhorar a tomada de decisões. As empresas de logística fornecem análises de dados que melhoram a visibilidade do transporte e das operações de armazenagem com o objetivo de obter uma visão holística da cadeia de abastecimento.
Colaboração: A restrição na capacidade transporte e na disponibilidade de bens de capital na cadeia de abastecimento de semicondutores é mais bem resolvida com os provedores de logística. Com essas parcerias ampliadas em escopo, redes globalmente integradas com gerenciamento centralizado estão surgindo e construindo resiliência.
Estratégia robusta de produtos e estoques: A implantação de estoque extra de segurança, de atendimento mais flexível e de simplificação da linha de produtos na cadeia de semicondutores exige um suporte diferenciado. Os provedores de logística podem oferecer capacidade de armazenamento adicional, locais de estocagem mais próximos do destino final, análise de dados de inventário e muito mais.
Sustentabilidade: Ao mesmo tempo em que maximizam a resiliência na cadeia de suprimentos, as empresas estão se concentrando em minimizar seu impacto ambiental. Os provedores de logística podem fornecer transporte e armazenar dados de emissões, otimizar rotas, cargas e modos de transporte, implantar tecnologias inovadoras como veículos elétricos e combustíveis alternativos, bem como ajudam a desenvolver sistemas de circuito de logística fechados e iniciativas de economia circular.
Participe das comunidades IPNews no Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.