A DHL, uma das principais empresas de logística do mundo, acaba de lançar uma nova plataforma robótica “plug & play” em colaboração com a Microsoft e a Blue Yonder, fornecedor de atendimento digital impulsionado por inteligência artificial (AI). A plataforma robótica reduz o tempo de integração e os esforços de programação para incorporar novos dispositivos de automação em armazéns, oferecendo aos clientes da DHL mais flexibilidade na seleção de sistemas robóticos adequados de acordo com suas necessidades comerciais específicas. A solução utiliza a IoT do Microsoft Azure e os serviços da plataforma em nuvem.
Estudo da DHL aponta que falta de visibilidade da área logística vai impulsionar IoT no setor
A automação e a robótica colaborativa ajudam empresas a tornar os processos operacionais mais flexíveis, ergonômicos e atrativos para equipes, substituindo atividades monótonas, repetitivas e particularmente extenuantes, afirma a DHL. O objetivo não é substituir os funcionários ao longo do tempo, mas atribuir à força de trabalho humana as tarefas mais atrativas e interessantes, destaca a empresa.
A primeira implementação com a 6 River Systems, em uma das unidades da DHL de Madri, já está apresentando uma redução de 60% no tempo de integração. Esta iniciativa demonstrou que a plataforma é capaz de reduzir a complexidade e acelerar a integração de sistemas robóticos com sistemas existentes para gestão de armazéns. Ao mesmo tempo, ela oferece aos clientes maior flexibilidade na seleção e integração de diferentes fornecedores de tecnologia robótica em um único sistema. A previsão é de melhoras adicionais na ordem de 90% nas implantações subsequentes.
A plataforma robótica é oferecida pela Blue Yonder, por meio da sua Plataforma Luminate, com recursos de gerenciamento de tarefas impulsionados por Machine Learning que permitem mais alto nível de eficiência operacional.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.