O Dia do Profissional de Informática é comemorado em 19 de outubro, a fim de reconhecer o trabalho de várias carreiras ligadas à Tecnologia da Informação (TI). Apesar de não ser estabelecido por lei (oficialmente), o objetivo da homenagem é ressaltar a importância da profissão e das soluções desenvolvidas pelo setor.
Para se ter uma ideia do crescimento econômico dessa área do conhecimento, em termos de empregabilidade, uma pesquisa publicada pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), destaca que nos próximos três anos, o mercado de trabalho nacional deve demandar 420 mil profissionais de TI.
Outro exemplo para mostrar a valorização profissional em TI pode ser observado em um levantamento compilado pela Plataforma GeekHunter . O conteúdo avaliou a carreira de programador como uma das que apresentam melhor remuneração do mercado (considerando a região Sudeste), no primeiro semestre de 2021.
A justificativa é de que a baixa oferta de profissionais qualificados em tecnologias mais específicas e o crescimento de novas soluções contribuíram para que essa carreira possa ser vantajosa financeiramente. Desta forma, o salário inicial pode variar de R﹩ 2.460 (programador Delphi) até R﹩ 11.000 para programador especializado em Elixir/Go/Scala.
No Senac EAD, existem cinco opções de graduação na área de Tecnologia da Informação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Defesa Cibernética, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação e Tecnologia em Sistemas para Internet.
Outra contribuição da instituição foi disponibilizar cursos livres gratuitos desde março de 2020 (no início da pandemia), proporcionando conhecimento e certificados de participação. Em parceria com a Microsoft, Cisco e Red Hat estão disponíveis 20 opções de qualificação.
Além disso, profissionais que desejam aperfeiçoar os conhecimentos têm a opção de cursos de pós-graduação e extensão universitária. Acesse o site e tenha mais detalhes sobre nosso portfólio.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.