Segurança

Dia Mundial da Internet Segura começa nessa terça (11)

Pesquisas mostram que usuários estão cada vez mais desatentos.

O dia Mundial da Internet Segura é nessa terça-feira (11), e dados mostram que os usuários ainda pecam ao proteger seus dados na Web. Basta acessar as redes sociais e ver a quantidade de pessoas que postam fotos, vídeos, e usam aplicativos de geolocalização sem, ao menos, checar as políticas de segurança de dados na sua rede social, ou até mesmo trocar as senhas regularmente. Uma prova disso foi a recente pesquisa da Stricture Consulting Group, realizada entre internautas, que constatou que a combinação de números 123456 é a mais comum para a escolha da senha.

Falha de segurança na Target, nos EUA, poderia ter sido evitada, diz especialista

Mas a falta de cuidados na rede pode pesar no bolso e na reputação. Somente ano passado, 87% dos brasileiros foram vítimas de algum tipo de crime virtual, e o prejuízo financeiro chegou a R$ 18 bilhões.

Dispositivos móveis

A popularização de smartphones e tablets trouxe muitas mudanças para a sociedade, e a principal delas foi a mobilidade. No ambiente corporativo, o relatório Enterprise Mobility, publicado pela Dimension Data, afirma que 82% dos funcionários usam dispositivos pessoais para trabalhar, e a principal preocupação com o BYOD é a segurança, uma vez que poucos usuários protegem seus dispositivos contra ameaças.

Mas, os hackers “não brincam em serviço”, e a McAfee Labs descobriu que o número de malwares para Android cresceu 30% somente no terceiro trimestre de 2013, e 700 mil novas amostras foram encontradas. E esse número cresce a cada trimestre.

Segundo a ESET, 74% dos usuários de dispositivos móveis não possuem cópias de segurança dos seus dados – o que é um perigo, uma vez que, praticamente 100% de todos os celulares perdidos têm informações violadas.

Ataques direcionados

Outro ponto, que o internauta precisa estar atento – principalmente os que lidam com informações sensíveis, como pesquisas, dados financeiros e corporativos é com o aumento de ataques direcionados. Em 2013, o número de ataques DDoS cresceu. Um dado recente, divulgado pela Cisco, afirma que pelo menos 100% das grandes empresas foram – de alguma forma – ponto de tráfego de códigos maliciosos.

Segundo a Arbor Networks, mais de 70% dos datacenters em operação foram vítimas de algum tipo de ataque direcionado, dado que comprova: até as grandes empresas precisam estar atentas à segurança da sua infraestrutura.

Newsletter

Inscreva-se para receber nossa newsletter semanal
com as principais notícias em primeira mão.