Análise Setorial

Direct Performance analisa marcas de cerveja nas redes sociais

Oito marcas da bebida foram analisadas no Twitter, Orkut, YouTube e no Google Blog Search. Pesquisa indica que Bohemia e Heineken são as mais bem cotadas pelos internautas.

 

A Direct Performance, consultoria especializada em Web Analytics e BI com foco em Marketing Digital, acaba de finalizar uma pesquisa sobre a presença das oito principais marcas de cerveja nas redes sociais (Skol, Brahma, Itaipava, Bohemia, Antarctica, Heineken, Schin e Kaiser).

O Buzz Intelligence, consiste na análise do que é falado sobre uma marca/produto nos canais sociais. Realizada durante todo o mês de janeiro, a análise das marcas de cerveja englobou mais de 130 mil posts dos usuários dos principais canais: Twitter, Youtube, Google Blog Search e algumas comunidades do Orkut. Foram monitoradas palavras genéricas, como ‘cerveja’, ‘breja’ e ‘chopp’, e também as marcas.

Entre os resultados obtidos é possível destacar que as cervejas mais bem cotadas pelo público da web 2.0 são a Bohemia e a Heineken, enquanto a Kaiser e a Schin foram as que tiveram as maiores taxas de comentários negativos. Outro dado relevante é em relação ao número total de posts: a Skol é a líder, seguida por Brahma e Heineken.

De acordo com Tiago Turini, diretor da consultoria, o monitoramento tradicional das redes sociais não é suficiente para o conhecimento aprofundado do produto/empresa nesses canais. “Para tanto, é preciso fazer uma análise abrangente e completa, quantitativa (análise de clusters, da propagação da mensagem e sazonalidade e alcance dos posts) e também qualitativa (análise da polaridade dos posts)”, comenta.

“A Heineken parece ter mais capacidade de ameaçar as cervejas da AMBEV, já que é bem aceita e tem um bom crescimento no número de posts”, comenta Turini. Segundo ele, é importante observar que o número de posts foi aumentando no decorrer do mês, à medida que as marcas divulgaram campanhas e promoções, tanto nos canais sociais como nos tradicionais. A Skol, por exemplo, gerou um grande “Buzz” quando veiculou promoções via Twitter e também quando anunciou a realização do Skol Sensation.

Para saber o alcance de um post do Twitter, a Direct Performance levou em conta o número de seguidores do usuário que escreveu a mensagem. Nesse ponto, as marcas Brahma e Skol foram as duas primeiras colocadas, atingindo 3,8 milhões e 3 milhões de usuários respectivamente. A Schin ocupa a terceira posição, com 2,5 milhões de internautas. “Esse fato se deve, particularmente, a veiculação da campanha de carnaval protagonizada pela cantora Ivete Sangalo, que refletiu fortemente em comentários relacionados à cerveja e que demonstra o alcance que as celebridades possuem quando twittam”, salienta o executivo.

Quanto às comunidades no Orkut, a Skol ainda é a que tem o maior número de membros (considerando as três maiores comunidades das marcas analisadas em janeiro). Contudo, a maior taxa de crescimento foi, mais uma vez, da Heineken, seguida pela Brahma.

"Hoje, boa parte das empresas já entenderam a importância de estar nos canais online, tanto os mais tradicionais, como é o caso do sites e campanhas, como também nas redes sociais. O segundo passo é compreender que a otimização dos investimentos nesses meios depende de análises e pode, de fato, representar lucros", conclui Turini.

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