Entre os muitos critérios que fazem do e-commerce um mercado em potencial crescimento, o mais relevante é a confiança dos consumidores, sendo que no Brasil há mais de 86% de aprovação dos internautas.
Com faturamento de R$ 4,8 bilhões no primeiro semestre de 2009, aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, o e-commerce foi o mercado com maior destaque no ano, segundo pesquisa da consultoria e-bit. Um exemplo desse sucesso é o site de presentes EZGift, que possui uma média de mais de 350 vendas por mês e cerca de 2900 produtos em estoque.
Entre os muitos critérios que fazem do e-commerce um mercado em potencial crescimento, o mais relevante é a confiança dos consumidores, sendo que no Brasil há mais de 86% de aprovação dos internautas. Outros fatores que influenciam são a praticidade de não precisar sair de casa para fazer compras e as formas de pagamento oferecidas – parcelamento, segurança nos sites e, em alguns casos, isenção de frete.
Por isso, para o segundo semestre de 2009, os sócios do EZGift Marcelo Leme e Marisa Leme esperam alavancar ainda mais as vendas por conta das datas comemorativas de fim de ano. “No Dia dos Pais alcançamos uma marca de vendas brilhante e esperamos que no Dia das Crianças e no Natal o feito se realize novamente. Apostamos nisso devido aos novos produtos e a diversidade oferecida pelo site, e a utilização do Twitter como ferramenta para atualizar nossos clientes sobre promoções e atrair o público que ainda não conhece o EZGift”, explica Marcelo.
Ainda segundo dados da e-bit, as vendas online entre 15 de novembro e 23 de dezembro de 2008 movimentaram R$ 1,25 bilhão, um aumento de 15% em comparação ao mesmo período de 2007. O desempenho das vendas online também foi melhor que o varejo físico, que cresceu somente 3,5%, segundo a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping).
“Como hoje a segurança da compra não é algo exclusivo dos líderes, o mercado está mais competitivo e fornece grandes oportunidades para lojas como a nossa, com grande diversidade de produtos, preços mais competitivos, garantia de entrega e devolução caso o produto esteja danificado, e um sistema de pagamento seguro. Sem contar a praticidade de poder escolher todos os presentes em um único lugar”, afirma Marcelo Leme.