Apesar disso, Igor Senra, diretor da MoIP, acredita que o trabalho dos dois modelos tem média de 35% de crescimento do setor no País.
Segundo estudo da empresa de pagamentos online, a MoIP, a taxa de crescimento médio anual das pequenas e médias empresas na venda pelo comércio eletrônico é de 75%. Baseado neste dado, Igor Senra, diretor da companhia, afirma que os grandes players estão perdendo espaço neste segmento.
Por outro lado, ele afirmou que a combinação do avanço das PMEs com a entrada de grandes nomes como Carrefour, Wal Mart e Casas Bahia tem ajudado para um crescimento médio de 35% no mercado virtual brasileiro. Outro fator relevante é o aumento da participação dos consumidores na região Nordeste.
Senra alerta que as companhias do setor devem ter consciência de que é preciso ter uma política séria de gestão de riscos e comunicação que trabalham conjuntamente, e não somente ter a preocupação em gerar tráfego. O executivo também recomenda que o site precisa ser leve e navegável, para facilitar a vida do usuário.
“Quanto menos cliques o internauta fizer, melhor”. Ele ainda enfatiza que para cada segundo que a página de venda demora para carregar, perde-se até 5% em conversão. “Taxa de conversão é a quantidade de visitas x vendas. É importante manter um grande número de vendas, o qual não basta apenas a visitação”, esclarece.
O executivo diz que informação completa sobre os produtos disponíveis, segurança, fluxo de venda, não instabilidade da página e convergência de meios de pagamento também contribuem para uma maior taxa de conversão no e-commerce.