O comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, atingindo R$ 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado consta da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, empresa especializada em câmbio e soluções de pagamentos digitais internacionais.
CONTEÚDO RELACIONADO – Pesquisa da PayPal mostra forte crescimento da quantidade de e-commerces no Brasil
O resultado semestral foi impulsionado sobretudo pelos aumentos de 22% no ticket médio – que passou para R$ 534 reais – e de 7% no número de pedidos, atingindo a marca de 100 milhões. Para a Ebit|Nielsen, isso significa que o mercado de e-commerce passa por um período de consolidação após o crescimento expressivo do ano passado. O consumidor já está adaptado à essa modalidade de compra e o faz de forma mais recorrente, buscando produtos em diversas categorias.
Um exemplo é o fato de o número de novos consumidores ter se estabilizado no primeiro semestre deste ano: foram 6,2 milhões, levemente inferior aos 7,3 milhões no mesmo período do ano passado. O relatório aponta que a consolidação é natural e que é importante que o e-commerce mantenha o patamar elevado. Para isso, é preciso manter um bom serviço
O curioso, no entanto, é que o novo consumidor entra com um apetite mais alto do que as pessoas que já estão acostumadas a comprar online. O ticket médio dos recém-chegados é levemente superior à média total, atingindo R$ 556.
Compras mobile ganham destaque
As compras por celulares representaram mais da metade do faturamento total do e-commerce e do número de pedidos. No primeiro semestre, as vendas no meio atingiram R$ 28,2 bilhões, crescimento de 28,4%, e os pedidos, 56,3%, alta de 8,7%. Já o ticket médio ficou em R$ 502, levemente abaixo do valor geral do e-commerce.
Outro sinal de que o brasileiro está hiperconectado e com várias telas à disposição é o caminho que ele faz para efetivar as compras. No primeiro semestre deste ano, sites de busca e as redes sociais se consolidaram como o principal meio para as lojas.
Segmentos e regionalidades
Já os segmentos de Departamento e Esportivo se destacaram durante o primeiro semestre, com expansão de 37% no volume de vendas, e 14% no número de pedidos, e 48% de alta em vendas e 27% de crescimento em pedidos, respectivamente. Aparecem ainda os segmentos de Pet Shop, com alta de 56% no faturamento e 48% nos pedidos.
A região Sudeste foi a que mais contribuiu com 51% do faturamento total, conforme os dados do estudo. No entanto, as regiões Sul e Norte foram as que mais cresceram durante o primeiro semestre, com altas de 57% e 52%, respectivamente.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.