Com o objetivo de realizar campanhas cada vez mais rápidas e assertivas, a Editora Saraiva adotou a Virtual Target como plataforma de envio, relacionamento e gerenciamento de suas ações de email marketing. Antes, a Editora divulgava seus produtos por meio de uma ferramenta desenvolvida in house, mas que não suportava a quantidade dos disparos.
Assim, ao intensificar as ações de email marketing, em 2008, dirigidas para livreiros, professores e consumidores, a Editora identificou a necessidade de encontrar no mercado sistemas mais robustos e ágeis e que trouxessem a melhor relação custo-benefício. A escolha pela Virtual Target foi efetivada após a realização de teste envolvendo 200 mil professores.
Já no primeiro disparo, os relatórios entregues apontaram um banco de dados desatualizado, pois os emails eram devolvidos com o endereço inexistente e a higienização, após três disparos para a mesma base, era automática para mensagens a esses destinatários. As informações permitiram à Editora trabalhar na atualização de seu mailing e na segmentação das campanhas, concretizando uma comunicação direta com seu público.
Outros benefícios analisados pela Saraiva foram a possibilidade de mensurar o retorno da ação e a capacidade da plataforma sinalizar pontos em que o email pode ser barrado por programas antispam. Durante o mês de dezembro, quando as divulgações via Virtual Target tiveram início, a Editora realizou quatro disparos, totalizando o envio para uma base de quatro mil nomes. A previsão é que a empresa chegue à média de um milhão de emails enviados mensalmente.