Agora as empresas podem entrevistar candidatos pela web, gravando as entrevistas e compartilhando seu conteúdo com a equipe de recrutamento e seleção.
No filme “Os Estagiários”, lançado em 2013, os candidatos a uma vaga de emprego no Google participam de entrevistas com os recrutadores por meio da ferramenta Google Hangout, em uma cafeteria, mostrando que aquelas entrevistas presenciais, que exigem que as pessoas se desloquem até a empresa, estão com os dias contados, inclusive no Brasil.
Por aqui, a Elancers, empresa do mercado de tecnologias para recrutamento e seleção, optou por incorporar o Google Hangout à ferramenta de cadastramento e gestão de currículos que a empresa vem desenvolvendo há 15 anos. Dessa forma, as cerca de 10 mil empresas usuárias do sistema podem utilizar o Google Hangout tanto para entrevistar profissionais para cargos executivos como também para aqueles que buscam vagas operacionais.
A alternativa de entrevista pela web se apresenta como uma tendência já consolidada em outros países e com potencial para se desenvolver no Brasil. A última pesquisa sobre o tema, realizada pela OfficeTeam, braço da empresa global de recrutamento e seleção Robert Half, apontou um aumento substancial na realização de entrevistas via videoconferência. Com base em consultas realizadas com mais de 500 gerentes de RH em empresas norte-americanas, as entrevistas online saltaram de 1% em 2011 para 53% em 2012.
A tecnologia de videoconferência já era utilizada por clientes da Elancers por meio do Skype, que impunha algumas limitações como a de possibilitar o contato entre apenas duas pessoas na versão gratuita. Tais limitações foram superadas pelo Google Hangout, que permite até 15 participantes simultâneos. A Elancers testou as funcionalidades e aplicações desta tecnologia ao longo de oito meses antes da sua incorporação ao sistema.
Cezar Tegon, presidente da Elancers, aponta que a entrevista em vídeo é uma necessidade urgente para as áreas de recrutamento e seleção das empresas uma vez que reduz custos, acelera os processos e permite entrevistar profissionais que moram em outras regiões ou até mesmo que estão trabalhando e, portanto, não podem se ausentar para participar de entrevistas presenciais. Além disso, a integração do Google Hangout ao sistema da Elancers permite orientar as entrevistas virtuais para candidatos selecionados por palavras-chaves (Big Data) tanto nos bancos de currículos exclusivos das empresas quanto na base pública de mais de seis milhões de currículos da própria Elancers.
“Essa integração possibilita que o recrutador agende e convide os candidatos de seu interesse diretamente a partir de um processo seletivo específico em uma ou mais fases do trabalho. Ele então realiza a entrevista utilizando o sistema do Google Hangout e pode até optar por gravar e compartilhar essa entrevista com outros profissionais da empresa, tudo isso integrado ao sistema de e-Recruitment da Elancers. Na prática, essa solução diminui a necessidade de que o candidato faça entrevistas com o RH, o gerente e o diretor da área, uma vez que a mesma entrevista gravada em vídeo é disponibilizada para todos”, afirma Tegon.
Vantagens para a empresa e o candidato
Segundo o Elancers, as entrevistas via Google Hangout reduzem não apenas o tempo gasto para escolha dos candidatos de 35 para apenas 10 dias, como também o custo do processo que pode ser até 35% menor. Além disso, a perspectiva de realizar uma entrevista sem preocupações com o trânsito ou a distância é interessante tanto para o recrutador, que pode ampliar seu leque de opções, quanto para o profissional, que pode participar de um processo seletivo após o horário de trabalho e até nos fins de semana.
De acordo com Cezar Tegon, a estimativa é que, em 2014, pelo menos 30% das 10 mil empresas que usam o sistema Elancers adotem a entrevista via Google Hangout. “Trata-se de um sistema ágil e econômico, algo que toda empresa almeja. Estamos oferecendo a possibilidade de um analista fazer uma ampla triagem sem precisar sair de casa ou esperar por candidatos que faltam ou se atrasam. Esse profissional pode usar a tecnologia para promover uma ‘malha fina’, separando para outras fases presenciais apenas os candidatos mais atraentes para o cargo disponibilizado”, finaliza. Tegon.