A Eletronet, fornecedora de serviços de telecom e rede de fibra óptica, anunciou a inauguração da rota expressa de alta capacidade que liga as cidades de Camaçari, no litoral da Bahia, à Serra da Mesa, em Goiás. O trecho permite atingir até 33,6 TB de capacidade e possui nove Pontos de Presença (POPs) distribuídos pelas estações localizadas em Camaçari/BA, Sapeaçu/BA, Nova Itarana/BA, Ibicoara/BA, Igaporã/BA, Bom Jesus da Lapa/BA, Correntina/BA, Teresina de Goiás/GO e Serra da Mesa/GO.
CONTEÚDO RELACIONADO – FiBrasil conclui compra da Fiberty 1
A nova rota tem uma extensão de 1,3 mil quilômetros e utiliza tecnologia óptica coerente DWDM FlexGrid, que permite a implementação de serviços com diferentes capacidades e distâncias. Os equipamentos são da fabricante Ciena, com a utilização de transponders programáveis de 200 Gbps até 800 Gbps por canal, podendo atingir uma capacidade final de mais de 30 Tbps nessa rota.
A tecnologia utilizada na nova rede permite que provedores de internet e operadoras tenham acesso a serviços de conectividade como transporte de dados e trânsito IP de alta qualidade para atender a nova demanda do mercado potencializada durante a pandemia.
Além desses benefícios, o novo trecho da rede Eletronet entre Bahia e Goiás, possui como grande diferencial a possibilidade de ter uma rota direta, de grande extensão, sem regenerações, entre Salvador e Brasília.
A segurança é outro ponto de destaque na ativação do novo trecho. A rota Camaçari-Serra da Mesa divide o anel 7 da rede Eletronet, o que significa beneficiar principalmente as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste do país, que passam a ser favorecidas com serviços protegidos com redundância de rotas e atendimento com uma menor latência.
A Eletronet também está trabalhando em um projeto de modernização de toda a infraestrutura da sua rede, que hoje conta com mais de 17 mil quilômetros de fibra óptica OPGW, 164 POPs que passam por 18 estados do Brasil.
Participe das comunidades IPNews no Facebook, LinkedIn e Twitter.