Segundo Ari Meneghini, diretor executivo do IAB Brasil, o valor investido em mídia digital vem aumentando, porém, corresponde a 4,17% do bolo publicitário atual.
Na palestra “Como está o mercado digital e quais as perspectivas para 2010”, proferida no II Digitalks São Paulo, Ari Meneghini, diretor executivo do Interactive Advertising Bureou Brasil (IAB Brasil), afirmou que no ano passado foram investidos entre R$ 935 e R$ 940 milhões em publicidade online no Brasil. Segundo ele, apesar do crescimento da internet, esse valor representa 4,17% do bolo publicitário nacional e equivale a 1/60 do que acontece no Estados Unidos.
Segundo o executivo, 10% do investimento das companhias norte-americanas vai para mídia digital comprada. “E só esse percentual equivale a bem mais que o bolo publicitário brasileiro”.
Uma pesquisa realizada pelo instituto constatou que, das 500 principais empresas do País, 50% não possuem plano na web e 60% delas afirmam que a internet não tem métricas. “A geração que domina as empresas é a offline, por isso a dificuldade em enxergar os benefícios do mundo virtual”, afirmou. Ao mostrar esses resultados, Meneghini mostrou a força do mercado online.
Em 2009, aproximadamente 69 milhões de brasileiros acessaram a web. A classe C é a que mais cresceu, em dezembro do ano passado haviam 24,5 milhões de usuários residenciais ativos e quase 50% dos acessos foram feitos em locais públicos. 53% dos internautas brasileiros são da classe C, D e E.
O palestrante ressaltou que o mercado nacional tem muito a crescer e revelou que, para este ano, entre as tendências no setor digital estão: crescimento da classe C, D e E na internet; aumento na compra de smartphones; crescimento no acesso às redes sociais; aumento do investimento dos anunciantes na mídia social; e corporações irão renovar os sites (inclui-se versões para mobile).
Para finalizar, Meneghini foi otimista e afirmou que, de acordo com estudo feito pelo IAB no final de 2009, 78% dos anunciantes e 91% das agências pretendem investir na web este ano.