Pesquisadores desenvolveram o canal para certificar e facilitar a cadeia produtiva de gado de corte brasileira.
Um grupo de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte desenvolveu, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), em parceira com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), um portal para facilitar o sistema agropecuário de produção integrada. Com esta nova plataforma, a Embrapa oferecerá subsídios para a organização da cadeia produtiva de carne bovina brasileira, com potencial de aplicação em outras cadeias.
O portal possui uma série de ferramentas desde a orientação do produtor, como o espaço de Boas Práticas Agropecuárias, que aborda as ações de boas práticas por estado brasileiro e outros facilitadores, até um sistema completo de cadastro de animais, que possibilita o registro, o controle e até o rastreamento dos animais desde o nascimento até o abate.
Segundo o coordenador do projeto, Pedro Paulo Pires, o próximo passo que os pesquisadores estão estudando é acrescentar no sistema novas ferramentas como a gestão nutricional, sanitária e reprodutiva do animal. O portal oferece ainda ferramentas de gestão da produtividade ao produtor e de controle fiscal sanitário, por exemplo, na questão de transporte de animais. Já para o consumidor final da carne o site disponibiliza uma série de informações que concedem maior certificação de qualidade da carne.