Rede social segmentada foca em nichos específicos para publicidade e tem sistema de troca de cartões virtuais.
Um novo sistema de publicidade online, o Empreendemia, democrativa ações de propaganda para empresas de menor porte. “Quem mais precisa de propaganda é quem menos usa – as micro e pequenas, com menor capital destinado a este fim. Atuamos com foco neste nicho, oferecendo soluções para incentivar o empreendedorismo e o crescimento das empresas brasileiras”, esclarece Luiz Piovesana, sócio da empresa.
O modelo Premium oferecido permite a criação de um site corporativo por um valor abaixo do praticado no mercado. “Temos um sistema de fácil gerenciamento. A empresa que não tem um site está praticamente fora do mercado”, acredita Piovesana.
Quando uma pequena empresa está nos primeiros anos de operação, normalmente não tem capital necessário para investir em publicidade, o que pode fazer com que continue pequena ou até mesmo levar à falência, por falta de clientes.
Este novo site de relacionamento corporativo tem ferramentas de comunicação eficientes e mais baratas, comparadas a outras formas de publicidade on-line. Uma delas é o anúncio na própria rede, visualizado pelo público-alvo, divulgando perfil, telefone e site.
Piovesana acrescenta que “a grande vantagem é poder anunciar com foco para quem usa o produto ou serviço, pois vai diretamente para as empresas que o cliente escolher. Além disso, o anunciante tem esforço e investimento baixos”.
Danilo Campos, um dos fundadores da e-Social, empresa de comunicação para a web, teve bons resultados. “Após uma semana já tive retorno de possíveis clientes e 75% das pessoas que viram nosso anúncio acessaram o site da empresa para outras informações, além de 10% terem entrado em contato pedindo uma proposta”.
Outra empresa que também prospectou novos negócios foi a Acasi Web, de publicidade digital. O proprietário Rodrigo Piris já teve retorno e elaboração de propostas em menos de uma semana. “Quanto maior a visibilidade perante o mercado, melhores as chances de conquistarmos novos clientes”.
Em comparação com outras ferramentas presentes na web, Campos afirma que o custo-benefício da rede online é maior. “Já chegamos a testar o Google Adwords e o retorno foi baixo, pois é mais difícil atingir o público-alvo desejado trabalhando apenas com palavras-chave. No Empreendemia podemos escolher um nicho de mercado e anunciar diretamente para pessoas que têm poder de decisão dentro das empresas”, compara.
A maior parte das ações publicitárias são de médias e grandes empresas e a internet já se tornou um grande filão. Somente em 2010, foram movimentados mais de R$ 1 bilhão no setor, segundo relatório do projeto Inter-Meios. “O usuário pode pagar menos, quanto mais específico for o perfil do seu cliente”, finaliza Piovesana.