A australiana RungePincockMinarco (RPM) tem um longo histórico de atuação na área de mineração, inclusive com plataformas de simulação de operação de equipamentos. Agora, a empresa lançou mais uma delas, com foco nos fabricantes de máquinas para o setor. De acordo com a RPM, o Simulate incorpora características de outras plataformas, como a Talpac, Haulnet e Hauslim: amigável, altamente visual e permite integração. A solução inclui simulação 3D especialmente direcionada para os fabricantes.
Segundo a RPM, os softwares de simulação de equipamentos fazem parte da história da empresa, incluindo o Talpac, primeiro programa de simulação na área de mineração. Essa plataforma emula uma frota de caminhões e carregadeiras e que foi lançado há 30 anos. O software tornou-se um dos padrões de mercado e continuaria líder em simulação de transporte e produtividade de carga do setor de mineração.
O Talpac inclui, por exemplo uma base de dados com mais de 500 caminhões e 400 carregadeiras, incluindo ainda motoniveladoras e outras máquinas, inclusive para mineração subterrânea. A ferramenta complementa outros sistemas como o Haulnet, que simula as melhores rotas de transporte em operações de mineração.